Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Mozarina Beserra-
dc.contributor.authorMoreira, Adeirton Freire-
dc.date.accessioned2019-08-21T13:25:23Z-
dc.date.available2019-08-21T13:25:23Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.citationMOREIRA, Adeirton Freire. Elaboração e aplicação de jogos como recurso didático na aprendizagem de química no ensino médio. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44927-
dc.description.abstractIn view of the numerous difficulties in the methodological processes of the Teaching of Chemistry, the need arises for the improvement of methods and instruments that aid in learning in the discipline of Chemistry. The purpose of this study was to elaborate, apply and investigate the use of games as a didactic resource in the learning of Chemistry in High School, detecting possible difficulties in learning and correcting them, in order to encourage the development of knowledge of Chemistry. To verify the efficiency of this work, three classes of Chemistry of High School, one of each grade, of a public school of the interior of the State of Ceará, were used as research field, through the use of six games (two for each grade), end of classes or closure of content or chapters. The work was based on a series of texts on games in the discipline of Chemistry, having as a foundation of teaching a Vygotskyan view, which approach the uses of such tools and the role of the teacher in this socio-pedagogical mechanism and that allow a greater harmony between the content and the student body. The methodology was centered on the application of games as a complement after the content exposition and application of activities, to analyze the possibilities of the efficiency of these games in the purpose of the cognitive evolution in the discipline. The data collected showed favorable results for the application of the games, indicated by the improvement of student grades, greater interaction, cooperation and softening of doubts arising in the resolution of activities, thus reaching the expectations stipulated in the objectives of this work. It is concluded that the didactic use of the games applied to Teaching Chemistry presented with great pedagogical potential for the search of the improvement of teaching and learning. At the end of this research was produced an Educational Product, in the form of a Guide to Instruction and Confection with the six games tested in this research, which allows to bring to other Chemistry teachers greater dynamism and diversification of their pedagogical practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectTeoria de Vygotskypt_BR
dc.titleElaboração e aplicação de jogos como recurso didático na aprendizagem de química no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante das inúmeras dificuldades nos processos metodológicos do Ensino de Química, surge a necessidade do aprimoramento de métodos e instrumentos que auxiliem na aprendizagem na disciplina de Química. Assim, este trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e investigar a utilização de jogos como recurso didático na aprendizagem de Química no Ensino Médio, detectando as possíveis dificuldades na aprendizagem e corrigi-las, com intuito de incentivar a fomentação para o conhecimento da Química. Para averiguar a eficiência deste trabalho, foram utilizadas três turmas de Química do Ensino Médio, uma de cada série, de uma escola pública do interior do Ceará, como campo de pesquisa, através do uso de seis jogos (dois para cada série), ao final de aulas ou encerramento de conteúdo ou capítulos. O trabalho teve como base uma série de textos sobre jogos na disciplina de Química, tendo como alicerce de ensino uma visão vygotskyana, que aborda os usos de tais ferramentas e a função do professor neste mecanismo sócio pedagógico e que possibilita uma harmonia maior entre o conteúdo e o corpo discente. A metodologia foi centrada na aplicação de jogos como complemento após a exposição de conteúdo e aplicação de atividades, para analisar as possibilidades da eficiência destes jogos no propósito da evolução cognitiva na disciplina. Os dados coletados revelaram resultados favoráveis para aplicação dos jogos, indicados através da melhora das notas dos alunos, maior interação, cooperação e amenização de dúvidas surgidas na resolução de atividades, atingindo assim as expectativas estipuladas nos objetivos deste trabalho. Conclui-se que o uso didático dos jogos aplicados ao Ensino de Química se apresentara com grande potencial pedagógico para a busca da melhoria do ensino e da aprendizagem. Ao final desta pesquisa foi produzido um Produto Educacional, em forma de Guia de Instrução e Confecção com os seis jogos testados nesta pesquisa, que permite trazer a outros professores de Química maior dinamismo e diversificação das suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.title.enGame development and application as a didactic resource in high school chemistry learningpt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_afmoreira.pdf5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_pe_afmoreira.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.