Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44924
Tipo: Resumo
Título: Capacitação em habilidades culinárias e resgate gastronômico nas comunidades de xavier (camocim) e cumbe (aracati)
Autor(es): Frota, Leandro Flávio Restrepo
Gondim Neto, Leopoldo
Chaves, Leilane Oliveira
Tavares, Gislleidy Uchôa
Caetano, Adryane Gorayeb Nogueira
Palavras-chave: Gastronomia;Culinária;Geografia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FROTA, Leandro Flávio Restrepo et al. Capacitação em habilidades culinárias e resgate gastronômico nas comunidades de Xavier (Camocim) e Cumbe (Aracati). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFC, juntamente com a Coordenação do Curso de Gastronomia desenvolvem um Projeto de resgate culinário e técnicas gastronômicas em duas comunidades do Ceará. Em 2016, foram realizadas oficinas de: Comidas Juninas para a comunidade quilombola do Cumbe, na data de 25 e 26 de Junho e outra oficina de Culinária Praiana para comunidade de Xavier na data de 2, 3 e 4 de Setembro de 2016. As oficinas contaram com aproximadamente 4h/aula, sendo uma aula em cada dia de trabalho de campo. Os cursos tinham como objetivo principal capacitar os moradores locais para elaborar novas e antigas preparações da culinária da região. As oficinas trataram também de contar um pouco da história da alimentação e dos ingredientes locais. Dentre os objetivos específicos, tratamos de capacitar os moradores locais para o mercado de trabalho, ensinamos os riscos das DTA’s, ressaltamos os principais ingredientes locais e depois de aprenderem a prática, comercializar de modo mais qualificado. As aulas tinham cunho teórico e prático. As práticas de cozinha eram realizadas em espaços disponibilizados pela comunidade, locais apropriados para a preparação dos alimentos. Com colaboração dos moradores, todas as oficinas foram realizadas com sucesso e com participação de pessoas de todas as idades, cores e gêneros. Apesar das dificuldades geradas pelas obras de energia eólica, por meio do desmatamento, fazendo com que alguns produtos desaparecessem, como o peixe de água doce, tratamos de resgatá-las e adaptá-las à realidade do momento. Dentre o que foi feito, temos: bolo pé-de-moleque; bolo de milho; vatapá de camarão; canjica; peixe frito com legumes; farofa de sururu e outros. E, com isso, os resultados hão de vir com o tempo, pois, os moradores ficaram muito satisfeitos de terem uma releitura sobre suas receitas, e nós, aguardamos retornar em breve para trazer a cultura gastronômica do pescador cearense de volta ao lugar de que merece.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44924
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lfrfrota.pdf50,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.