Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44892
Type: | Resumo |
Title: | Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue |
Authors: | Silva, Kevyn de Araújo Nascimento, Maria Valdênia Falcão do |
Keywords: | Tandem;Língua espanhola;Cultura |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | SILVA, Kevyn de Araújo; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Tandem espanhol: intercâmbio cultural em contexto bilíngue. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Durante a formação do professor de língua estrangeira, percebe-se uma valorização do saber linguístico, deixando muitas vezes à parte o lado cultural que a língua traz consigo. Nesse sentido, no presente trabalho, objetivamos descrever as atividades realizadas no projeto Tandem no curso de Letras da UFC, que tem como um dos objetivos o intercambio linguístico e cultural de forma cooperativa em contexto bilíngue (português/espanhol). O projeto Tandem funciona como uma metodologia de ensino de língua estrangeira ou segunda língua, em que alunos interessados na aprendizagem ou aquisição de uma nova língua entram em contato direto com nativos da língua de interesse, no nosso caso, nativos hispanofalantes. Aliando o lado linguístico do curso à necessidade de conhecer a cultura de países que possuem a língua espanhola como oficial, o projeto promove encontros presenciais e quinzenais, nos quais são tratados diferentes temáticas. Nos referidos encontros, estudantes das licenciaturas em língua espanhola têm a oportunidade de conhecer novas culturas e demonstrar a sua a estrangeiros hispanofalantes de diversos países convidados a participar, os quais, por sua vez, também têm a oportunidade de praticar a língua portuguesa. Fundamentamos nossa perspectiva teórica em autores como Manso (1998) e Alonso (2012), entre outros que ressaltam a relevância da metodologia para o ensino e aprendizagem de línguas. Sendo um projeto cooperativo, o monitor atua como um facilitador entre ambos os lados interessados, os alunos das licenciaturas em língua espanhola e estrangeiros que desejam conhecer a língua portuguesa e a cultura brasileira, ponderando qual língua deve ser usada em determinado momento e delimitando o tema dos encontros. Trata-se, pois, de uma metodologia que possibilita a autonomia dos participantes, deixando-os livres para tirar suas dúvidas sobre a cultura e língua do outro, além de poderem debater e questionar práticas de outras culturas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44892 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_kasilva.pdf | 50,55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.