Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44885
Tipo: Resumo
Título: Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais
Autor(es): Eduardo, João Pedro Osawa Vaz
Marinho, Carlos Sergio da Silva
Carvalho, Windson Viana de
Lima Neto, Ernesto Trajano de
Mendonça Junior, Glaudiney Moreira
Moreira, Leonardo Oliveira
Palavras-chave: Coding Dojo;Aprendizagem;Programação de Computadores
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: DUARDO, João Pedro Osawa Vaz; et al. Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A metodologia Coding Dojo tem sido aplicada como estratégia de ensino/aprendizagem no âmbito da aplicação de conceitos de algoritmos e programação de computadores. Essa metodologia emprega conceitos de aprendizagem colaborativa, interação e aspectos de desafios. Existem algumas formas da aplicação da metodologia Dojo, onde as mais conhecidas são: o Randori, Kata e Kake. Essas formas são necessárias para adequar a metodologia Coding Dojo ao contexto onde será aplicada, levando em consideração a forma de interação, número de participantes, espaço físico do local, comunicação, equipamentos e resolução dos desafios de programação. No entanto, a metodologia Coding Dojo tem sido comumente aplicada em cenários onde os participantes ou público-alvo são das áreas de ciências, computação e engenharias. Esse estudo tem como objetivo principal estudar as três formas mais recorrentes da metodologia Coding Dojo e verificar qual a melhor metodologia para participantes que não são totalmente da área das exatas. Além disso, pretende-se elaborar uma proposta de Coding Dojo para o curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC). O curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC possui uma natureza interdisciplinar e discentes que estudam conhecimentos das áreas de computação, humanas e artes. Portanto, pretende-se mostrar a aplicação da metodologia Coding Dojo em um curso onde os alunos possuem perfis com formação que não são totalmente da área de exatas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44885
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jpoveduardo.pdf49,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.