Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44872
Tipo: Resumo
Título: Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem
Autor(es): Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz
Lima, Edilane Fernandes de
Carneiro, Maria Karolina Basílio
Costa, Vanessa Ariane Silva da
Soares, Arlete Aparecida
Palavras-chave: Monitoria;Escola pública;Fotomicrografia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LOPES, Jessica Barros Arrais Cruz; et al. Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A relação entre a universidade e as escolas públicas de ensino médio nem sempre é tão próxima. Com o objetivo de aproximar os alunos da graduação com essa realidade e acreditando que algumas atividades desenvolvidas por eles, podem ajudar na melhoria do material didático dessas escolas, este trabalho teve como objetivo produzir material didático a ser doado para escolas públicas que não dispõe de laboratórios para o ensino da estrutura interna das plantas. Nas disciplinas de Anatomia e Biologia funcional das Espermatófitas e Anatomia de Espermatófitas, os alunos tem aulas teóricas e práticas onde analisam os tecidos e órgãos das plantas. Em seus cadernos de práticas, foram feitos desenhos e fotomicrografias do laminário, obtidas com o uso da câmera fotográfica do celular. Os cadernos foram corrigidos semanalmente pelos monitores. Esses exercícios contribuíram para a aprendizagem significativa dos alunos, quando as novas informações foram ancoradas em conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. No final do semestre, com ajuda dos professores e monitores, os alunos dividiram-se em grupos e elaboraram banners que serão doados para escolas públicas. Para isso, uma linguagem simples e ilustrativa foi construída a partir das imagens do laminário de aula com o objetivo de tornar o ensino de botânica estrutural mais interessante e próximo da realidade dos alunos. Após essa atividade, foi aplicado um questionário para saber a opinião deles a respeito dos banners. O resultado foi que 86,36% deles acharam positiva a atividade. O acréscimo dos banners, além de auxiliar no desempenho dos alunos da graduação, desenvolveu neles o interesse social em contribuir para aprendizagem de outrem. Concluímos que a participação dos monitores nessa atividade tem servido para despertar o interesse na anatomia vegetal e também na construção de um ser social mais colaborativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44872
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jbaclopes.pdf49,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.