Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44872
Tipo: | Resumo |
Título: | Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem |
Autor(es): | Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz Lima, Edilane Fernandes de Carneiro, Maria Karolina Basílio Costa, Vanessa Ariane Silva da Soares, Arlete Aparecida |
Palavras-chave: | Monitoria;Escola pública;Fotomicrografia |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | LOPES, Jessica Barros Arrais Cruz; et al. Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | A relação entre a universidade e as escolas públicas de ensino médio nem sempre é tão próxima. Com o objetivo de aproximar os alunos da graduação com essa realidade e acreditando que algumas atividades desenvolvidas por eles, podem ajudar na melhoria do material didático dessas escolas, este trabalho teve como objetivo produzir material didático a ser doado para escolas públicas que não dispõe de laboratórios para o ensino da estrutura interna das plantas. Nas disciplinas de Anatomia e Biologia funcional das Espermatófitas e Anatomia de Espermatófitas, os alunos tem aulas teóricas e práticas onde analisam os tecidos e órgãos das plantas. Em seus cadernos de práticas, foram feitos desenhos e fotomicrografias do laminário, obtidas com o uso da câmera fotográfica do celular. Os cadernos foram corrigidos semanalmente pelos monitores. Esses exercícios contribuíram para a aprendizagem significativa dos alunos, quando as novas informações foram ancoradas em conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. No final do semestre, com ajuda dos professores e monitores, os alunos dividiram-se em grupos e elaboraram banners que serão doados para escolas públicas. Para isso, uma linguagem simples e ilustrativa foi construída a partir das imagens do laminário de aula com o objetivo de tornar o ensino de botânica estrutural mais interessante e próximo da realidade dos alunos. Após essa atividade, foi aplicado um questionário para saber a opinião deles a respeito dos banners. O resultado foi que 86,36% deles acharam positiva a atividade. O acréscimo dos banners, além de auxiliar no desempenho dos alunos da graduação, desenvolveu neles o interesse social em contribuir para aprendizagem de outrem. Concluímos que a participação dos monitores nessa atividade tem servido para despertar o interesse na anatomia vegetal e também na construção de um ser social mais colaborativo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44872 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jbaclopes.pdf | 49,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.