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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz | - |
dc.contributor.author | Lima, Edilane Fernandes de | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Maria Karolina Basílio | - |
dc.contributor.author | Costa, Vanessa Ariane Silva da | - |
dc.contributor.author | Soares, Arlete Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T15:12:32Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T15:12:32Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Jessica Barros Arrais Cruz; et al. Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44872 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Fotomicrografia | pt_BR |
dc.title | Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A relação entre a universidade e as escolas públicas de ensino médio nem sempre é tão próxima. Com o objetivo de aproximar os alunos da graduação com essa realidade e acreditando que algumas atividades desenvolvidas por eles, podem ajudar na melhoria do material didático dessas escolas, este trabalho teve como objetivo produzir material didático a ser doado para escolas públicas que não dispõe de laboratórios para o ensino da estrutura interna das plantas. Nas disciplinas de Anatomia e Biologia funcional das Espermatófitas e Anatomia de Espermatófitas, os alunos tem aulas teóricas e práticas onde analisam os tecidos e órgãos das plantas. Em seus cadernos de práticas, foram feitos desenhos e fotomicrografias do laminário, obtidas com o uso da câmera fotográfica do celular. Os cadernos foram corrigidos semanalmente pelos monitores. Esses exercícios contribuíram para a aprendizagem significativa dos alunos, quando as novas informações foram ancoradas em conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. No final do semestre, com ajuda dos professores e monitores, os alunos dividiram-se em grupos e elaboraram banners que serão doados para escolas públicas. Para isso, uma linguagem simples e ilustrativa foi construída a partir das imagens do laminário de aula com o objetivo de tornar o ensino de botânica estrutural mais interessante e próximo da realidade dos alunos. Após essa atividade, foi aplicado um questionário para saber a opinião deles a respeito dos banners. O resultado foi que 86,36% deles acharam positiva a atividade. O acréscimo dos banners, além de auxiliar no desempenho dos alunos da graduação, desenvolveu neles o interesse social em contribuir para aprendizagem de outrem. Concluímos que a participação dos monitores nessa atividade tem servido para despertar o interesse na anatomia vegetal e também na construção de um ser social mais colaborativo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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