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Tipo: Resumo
Título : A política cultural na UFC: um estudo de caso da mostra ICA
Autor : Homci, Isick Kaue Bianchini
Dumaresq, Daniela Duarte
Palabras clave : Política cultural;Estudo de Caso;Mostra ICA
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : HOMCI, Isick Kaue Bianchini; DUMARESQ, Daniela Duarte. A política cultural na UFC: um estudo de caso da mostra ICA. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: Pensar as políticas culturais na contemporaneidade é elemento fundamental para contribuir com a construção de um país mais justo e democrático, que saiba lidar com as diversidades e as diferenças. As instituições de ensino superior (IES's) do Brasil, em que destacamos a Universidade Federal do Ceará (UFC), são espaços fundamentais para tecermos reflexões sobre como essas políticas são percebidas e construídas, e também a relação que os diversos segmentos da sociedade estabelecem com as mesmas. Nesse sentido, o caso da "Mostra ICA" se nos apresenta como ponto estratégico do debate, na medida em que oportuniza a análise de como tal evento, inserido em uma perspectiva maior de políticas culturais adotada pela universidade, reflete linhas gerais em que estas políticas são implementadas e, de forma concomitante, também torna visíveis as próprias contradições que a instituição tem em dar a devida importância para as referidas políticas - entendendo-as não como um adorno, mas como um dos fundamentos do papel educativo da UFC -, tendo em vista que estas também são parte fundamental para que a universidade concretize sua missão social. Para tal análise, adotamos, assim, a modalidade de pesquisa do "estudo de caso" de caráter instrumental (VENTURA, 2007). No que tange ao material empírico, nos debruçamos sobre os relatórios das duas edições realizadas da Mostra ICA e de vasto material de divulgação, sobretudo nas mídias digitais. Já no que concerne à discussão teórica acerca do termo política cultural, corroboramos com a concepção do pesquisador e professor Alexandre Barbalho (BARBALHO, 2007), bem como de outros autores que discutem os dilemas da referida política nas IES's (BORGES FILHO, 2010). Nesse ínterim, entendemos que o presente trabalho colabora com o aprimoramento da Mostra ICA, somando-se ao esforço do projeto "Laboratório de Produção Cultural", do Instituto de Cultura e Arte (ICA), de promover a integração dos estudantes e reduzir a evasão escolar.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44834
Derechos de acceso: Acesso Aberto
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