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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44801
Tipo: | Resumo |
Título : | Luz, câmera, cooperação! |
Autor : | Barbosa, Luana Ferreira Andrade Neto, Manoel |
Palabras clave : | Cooperação;Estudantes;Protagonismo |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | BARBOSA, Luana Ferreira; ANDRADE NETO, Manoel. Luz, câmera, cooperação!. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | Em março de 2016 conheci um modelo de aprendizagem que mudaria minha visão em relação à vivência do ensino nas escolas, faculdades, etc. A aprendizagem cooperativa mudou a minha forma de pensar o ensino público através de práticas que me levaram a perceber que diversas habilidades e capacidades dos estudantes não são exploradas no nosso método de ensino atual. Muito além de sentar numa cadeira e ouvir o professor, decorar o conteúdo e fazer vestibular, o método da aprendizagem cooperativa proporciona ao estudante a capacidade de desenvolver sua autonomia intelectual com o objetivo de fazer o próprio aluno protagonista da sua jornada escolar. Os estudantes não precisam esperar por uma aula para aprender determinado conteúdo, porém eles ainda não perceberam esse poder que tem nas mãos e a cooperatividade vem com o intuito de fazê-los perceber suas capacidades individuais e como eles podem usa-las para crescer junto com o outro. Através da implantação de células de estudo em escolas de ensino público e utilizando as técnicas da aprendizagem cooperativa, nós estudantes universitários levamos uma realidade até então desconhecida para estes alunos. Com um estudo diferenciado que leva em consideração as habilidades de cada um, conseguimos resultados que vão além de uma aprovação no vestibular. Levamos aos alunos nossa experiência na universidade e no PRECE e eles devolvem nosso esforço em vontade de aprender e ensinar ao outro, passam a ter uma nova visão sobre a sociedade competitiva em que vivem, tendo a solidariedade como parte de seu caráter. Conseguimos formar estudantes autônomos que vão além do que a escola ensina, cidadãos críticos e capazes de construir seu próprio futuro. Notamos de forma mais concreta esses resultados no processamento de grupo quando os próprios alunos falam suas experiências, percepções e são livres para dar e receber feedback. Construímos assim pouco a pouco um novo molde para a aprendizagem na escola e afetando diretamente a sociedade. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44801 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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