Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44683
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A aplicação de ethos e leis do discurso na retórica de Elmano de Freitas (PT) em disputa eleitoral da Prefeitura de Fortaleza
Autor : Batista, Giulianne Bezerra
Silva, Naiana Rodrigues da
Palabras clave : Comunicação;Discursos parlamentares;Marketing político
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Intercom
Citación : BATISTA, Giulianne Bezerra; SILVA, Naiana Rodrigues da Silva. A aplicação de ethos e leis do discurso na retórica de Elmano de Freitas (PT) em disputa eleitoral da Prefeitura de Fortaleza. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 36., 4-7 set. 2013, Manaus (AM). Anais... São Paulo: Intercom, 2013. Tema: Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetidades.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo tem como objetivo demonstrar, fundamentado em levantamentos bibliográficos, a deficiência do discurso politico do candidato Elmano de Freitas (PT) na eleição de 2012 à Prefeitura de Fortaleza. A análise do discurso do candidato foi realizada por meio de dois debates televisionados nos canais local de televisão. O estudo baseou-se na Teoria Funcionalista norte-americana nos estágios de manipulação, persuasão e função, traçando um paralelo com o marketing político. As leis do discurso tais como pertinência, sinceridade, informatividade e exaustividade também são fatores para classificar a fala de Elmano como ineficaz. O conceito de ethos e polidez são pontos de observação no posicionamento do candidato. Por fim, conclui-se que as escolhas discursivas do candidato foram decisivas no momento do voto do eleitorado fortalezense.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44683
ISSN : 2175 4683
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_eve_gbbatista.pdf262,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.