Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44676
Tipo: Dissertação
Título: A Escola Normal do Ceará: luzes e modernidade contra o atraso na Terra da Seca (1884-1922)
Autor(es): Silva, Maria Goretti Lopes Pereira e
Orientador: Cavalcante, Maria Juraci Maia
Palavras-chave: Ensino Normal;Docente;Ensino - Legislação
Data do documento: 2001
Citação: SILVA, Maria Goretti Lopes Pereira e. A Escola Normal do Ceará: luzes e modernidade contra o atraso na Terra da Seca (1884-1922). 2001. 198f. – Dissertação ( mestrado ) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2001.
Resumo: o presente trabalho teve como objeto de estudo a Escola Normal do Ceará entendida como espaço de veiculação das idéias modernas e civilizatórias, no período de 1884 à 1922, com o objetivo de reconstituir sua história de forma compreensiva, em busca de seu significado filosófico e social, refletindo a concepção de educação e escola que fundamentou a primeira experiência de formação de professores no Ceará. Trilhando o pensamento dos instituidores da Escola Normal, realizou -se um trabalho sobre formação docente numa perspectiva histórico-social, visando contribuir para o debate sempre atual sobre uma nova escola de formação de professores. Metodologicamente, referendou-se nas contribuições da Escola dos Annales, e buscou -se fazer uma inserção e retomo aos acervos documentais, com o fim de desvendar o documento/ monumento, onde localizou-se diferentes fontes como relatórios de diretores, correspondência oficial, livros, revistas e- legislação pertinente, além de trabalhos de normalistas e jornais, muitos desses documentos ainda totalmente inexplorados na historiografia da formação de professores cearenses. A análise dos dados, exigiu o esforço de criatividade e a ousadia necessários ao pesquisador que se encontra frente a uma imensa diversidade documental. Pode-se inferir da análise dos documentos que a Escola Normal do Ceará é a mais importante referência cultural que possuem os professores desse Estado, haja vista, constatar-se a atualização de pensamento de seus instituidores e educadores numa busca constante de aperfeiçoamento do professorado. Também pode-se afirmar que a Escola e suas professoras estavam destinadas a formar a classe média nos diferentes estados brasileiros daquele tempo, que se modernizavam em ritmo diferentes em função da concentração de capital que ostentavam, já que essa classe média letrada seria necessária para a criação do Estado Novo, para a industrialização, para as atividades do comércio, serviços diversos numa sociedade que se urbanizava em ritmo acelerado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44676
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_dis_mglpsilva.pdf114,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.