Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44461
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A Educação de Jovens e Adultos e a formação do trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET - MA
Autor(es): Pedrosa, Eliane Maria Pinto
Lima, Francisca das Chagas Silva
Moraes, Lélia Cristina Silveira de
Palavras-chave: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil);Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão;Exclusão educacional
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: PEDROSA, Eliane Maria Pinto; LIMA, Francisca das Chagas Silva; MORAES, Lélia Cristina Silveira de. A Educação de Jovens e Adultos e a formação do trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET - MA. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 329-346.
Resumo: A educação de jovens e adultos no Brasil, historicamente, esteve marcada por iniciativas que exprimem orientações políticas e culturais amplas e diversas. Nas últimas décadas, a dinâmica sociocultural e política da sociedade e o envolvimento da sociedade civil na luta pelos direitos humanos e sociais têm favorecido o surgimento de novas possibilidades de educação e formação para esse contingente populacional. que têm uma história marcada pela exclusão socioeconômica e educacional. É importante destacar que o reconhecimento da educação de jovens e adultos como direito vem ganhando relevância desde os anos de 1930 quando foi evidenciada a exclusão de um contingente significativo de brasileiros do espaço escolar. Esta realidade mobiliza a sociedade civil na luta em defesa da escola pública para todos, em decorrência da fase de industrialização nascente no país que começa a exigir uma mão de obra escolarizada para o trabalho urbano. Foram desenvolvidas campanhas de educação de adultos com uma visão limitada do processo de alfabetização e capacitação profissional que sofreram duras críticas.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44461
ISBN: 978-85-7282-497-2
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_emppedrosafcslima.pdf11,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.