Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44407
Title in Portuguese: Avaliação da aeração mecânica em função da densidade estocada na fase final do cultivo do camarão marinho, Litopenaeus vannamei.
Author: Reis, Vladimir Santana dos
Advisor(s): Ogawa, Masayoshi
Keywords: Camarão
cultivo
Issue Date: 2003
Citation: REIS, Vladimir Santana dos. Avaliação da aeração mecânica em função da densidade estocada na fase final do cultivo do camarão marinho, Litopenaeus vannamei. 2003. 39 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Abstract in Portuguese: Atualmente, dentre os vários setores de produção de alimentos no mundo, a aquicultura é um dos que mais cresce. Isso se dá pelo fato desta atividade oferecer produtos de alta qualidade e valor protéico, proporcionando bons indices de retorno aos investidores. A diminuição dos estoques naturals de produtos pesqueiros também faz com que a aquicultura seja apontada como uma das únicas fontes para que sejam supridas as crescentes demandas. A aquicultura vem utilizando várias espécies de animais aquáticos na tentativa de atender a uma demanda global por alimentos. Dentre estes, os crustáceos se destacam tanto por seu valor nutritivo quanto por se constituírem iguarias finas de consumo, principalmente nos 'Daises desenvolvidos (PEDINI,1999). Dentre os diversos segmentos da aquicultura, o cultivo de camarões marinhos é o que tem apresentado um crescimento altamente expressivo. Em 1998 a indústria alcançou níveis recordes com um volume produzido de 737.200 t de camarões, ou seja, uma produção 12% maior que a alcançada em 1997. Deste total 72% foram produzidos no hemisfério oriental e 28% no hemisfério ocidental. Na América Latina, a grande maioria das fazendas de cultivo de camarões marinhos opera sob condições semi-intensivas ou intensivas (ROSENBERRY,1998).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44407
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_tcc_vsreis.pdf4,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.