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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44333
Tipo: | TCC |
Título: | Práticas lúdicas na creche: Importância da brincadeira para desenvolvimento das crianças de zero a três anos |
Autor(es): | Abreu, Yanna Carolina Melo de |
Orientador: | Porto, Bernadete de Souza |
Palavras-chave: | Jogos;Educação pré-escolar;Educação Infantil;Creches;Crianças - Desenvolvimento |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | ABREU, Y. C. M. Práticas lúdicas na creche: Importância da brincadeira para desenvolvimento das crianças de zero a três anos. 2010. 65 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Resumo: | O presente trabalho busca discutir a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança, destacando sua contribuição para os aspectos motores, socioafetivos e cognitivos. A princípio, apresenta-se um breve histórico da educação infantil, destacando a história da creche e da concepção de infância. No segundo momento, analisa-se o desenvolvimento infantil segundo as teorias socio-construtivistas de Piaget, Wallon e Vygotsky, buscando privilegiar a constituição do conhecimento da criança nos seus três primeiros anos de vida. Por fim, discutir-se-á a brincadeira e sua relevância para o desenvolvimento infantil, conceituando o brincar e descrevendo a brincadeira na creche. Exibi-se o resultado de pesquisa realizada em duas instituições de educação infantil da rede privada de Fortaleza, descrevendo a visão das professoras acerca da brincadeira na creche. Como principal conclusão, destaca-se a dissonância entre o brincar na creche e as concepções sobre o desenvolvimento. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44333 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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