Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44333
Tipo: TCC
Título: Práticas lúdicas na creche: Importância da brincadeira para desenvolvimento das crianças de zero a três anos
Autor(es): Abreu, Yanna Carolina Melo de
Orientador: Porto, Bernadete de Souza
Palavras-chave: Jogos;Educação pré-escolar;Educação Infantil;Creches;Crianças - Desenvolvimento
Data do documento: 2010
Citação: ABREU, Y. C. M. Práticas lúdicas na creche: Importância da brincadeira para desenvolvimento das crianças de zero a três anos. 2010. 65 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: O presente trabalho busca discutir a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança, destacando sua contribuição para os aspectos motores, socioafetivos e cognitivos. A princípio, apresenta-se um breve histórico da educação infantil, destacando a história da creche e da concepção de infância. No segundo momento, analisa-se o desenvolvimento infantil segundo as teorias socio-construtivistas de Piaget, Wallon e Vygotsky, buscando privilegiar a constituição do conhecimento da criança nos seus três primeiros anos de vida. Por fim, discutir-se-á a brincadeira e sua relevância para o desenvolvimento infantil, conceituando o brincar e descrevendo a brincadeira na creche. Exibi-se o resultado de pesquisa realizada em duas instituições de educação infantil da rede privada de Fortaleza, descrevendo a visão das professoras acerca da brincadeira na creche. Como principal conclusão, destaca-se a dissonância entre o brincar na creche e as concepções sobre o desenvolvimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44333
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_ycmabreu.pdf296,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.