Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Passos, Carmensita Matos Braga | - |
dc.contributor.author | Pinto, Neilyanne Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T11:26:31Z | - |
dc.date.available | 2019-08-01T11:26:31Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, N. A. Escola de formação internacional: Limites e possibilidades da educação experimental no Ceará. 2011. 53 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44325 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Escola de formação internacional: Limites e possibilidades da educação experimental no Ceará | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Conhecer e problematizar Instituições Educacionais que se propõem a ensinar valores sociais, políticos, humanos entre tantos outros, que possam contribuir para o desenvolvimento e a emancipação humana e não apenas conteúdos foi o motivo norteador para a problematização desta pesquisa. O referido trabalho tem por objetivos: analisar as características da metodologia técnica experiencial utilizada pelo Programa do School for International Traning (S.I.T.); identificar as teorias da educação e/ou curriculares presentes no Programa S.I.T.; bem como identificar as peculiaridades do projeto. Esta pesquisa é de âmbito local e se caracteriza como pesquisa qualitativa que utiliza como procedimentos técnicos: a consulta de documentos norteadores, a realização de entrevista semi-estruturada. No primeiro momento da pesquisa foi realizado um contato inicial com o coordenador do projeto, Bill Calhoun, por meio de participação em reuniões e troca de e-mails para levantar algumas informações. Posteriormente, a pesquisa constou da leitura e análise dos documentos norteadores do projeto que se assemelham ao Projeto Político Pedagógico de uma instituição educacional. A análise e a discussão dos dados foram refletidos segundo categorias conceituais de teorias da educação e do currículo e metodológica e apontam para a importância do S.I.T. enquanto espaço de resistência e questionamento, bem como espaço de formação de identidades, subjetividades crítica socialmente. Ao final da pesquisa pudemos considerar que os objetivos e a metodologia do projeto possuem uma proposta diferenciada de Educação e contribui para a qualidade da formação destes sujeitos, bem como alumas barreiras encontradas pela comunidade que impedem seu acesso as informações sobre sua comunidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_napinto.pdf | 601,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.