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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cruz, Sílvia Helena Vieira | - |
dc.contributor.author | Ramos, Grazielle de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T11:24:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-01T11:24:47Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Graziele de Albuquerque. A visão das professoras, do núcleo gestor e das famílias sobre a relação família e escola na educação infantil. 2010. 73 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44322 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Família - Educação | pt_BR |
dc.title | A visão das professoras, do núcleo gestor e das famílias sobre a relação família e escola na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste estudo é analisar a visão das professoras, do núcleo gestor e das famílias sobre a relação família e escola na Educação Infantil. O trabalho tem cunho qualitativo e trata-se de um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com as famílias das crianças, as professoras da Educação Infantil e a coordenadora pedagógica de uma instituição da rede pública de um município do litoral do Estado. As professoras e as famílias ressaltam que o papel da família diante do objetivo da Educação Infantil é acompanhar a educação da criança em casa, incentivá-la e comparecer à escola. Para as famílias e as professoras, a importância da relação entre a família e a escola está no diálogo entre pais, mães e professoras, visto que subsidiará o conhecimento, por parte dos pais, das aprendizagens e comportamentos da criança, assim como a decisão de ações educativas comuns e adequadas à educação da criança, por exemplos. Famílias e professoras entrevistadas consideram que o professor de Educação Infantil precisa ter habilidades para lidar com os pais, mantendo-os informados sobre a criança e a escola e, portanto, assegurar uma relação confiável. As famílias, as professoras e a coordenadora pedagógica acreditam que é possível a relação entre a família e a escola; porém, as famílias e as professoras falam que precisa haver disponibilidade dessas instituições, iniciativa por parte da escola e confiança entre pais e escola. Dentre as possibilidades de relacionamento com as famílias, as reuniões, as festas comemorativas e o contato com os pais em sala de aula durante a entrada e saída da criança aparecem com maior frequência nas falas das famílias, das professoras e da coordenadora pedagógica. Segundo as famílias e as professoras, o acesso das famílias ao interior da escola, assim como a atuação da direção ante o trabalho com as famílias, são alguns fatores que influenciam uma boa relação entre a escola e a família. Elas ainda destacam o que dificulta essa relação, citando, por exemplo, a formalidade das reuniões, a ausência da família na escola e o despreparo do professor de Educação Infantil. Como sugestões para um trabalho com as famílias, estas e as professoras apostam nas atividades em que possam participar juntas com as crianças, afirmando uma relação mútua e cooperativa entre família e escola. Algumas dessas sugestões revelam, na verdade, um interesse e um desejo de concretização delas na escola pesquisada. Conclui-se que, para uma boa relação entre a família e a escola na Educação Infantil, a instituição escolar precisa pensar em possibilidades de maior contato e comunicação com os pais das crianças, além de manter canais abertos para o diálogo e, possivelmente, para a troca de informações e ideias entre professores e famílias. Constatou-se que, na opinião das famílias, a relação entre família e escola e a boa qualidade da educação oferecida às crianças são interdependentes. É importante que essas instituições estabeleçam uma relação mútua, assim como práticas educativas comuns que venham minimizar as discrepâncias entre a educação familiar e escolar. É preciso que a escola priorize a comunicação com as famílias, incluído-as em suas decisões, inclusive, valorize os saberes diversificados dos pais, colaborando para uma educação de qualidade oferecida às crianças. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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