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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44264
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O direito de aprender e os alunos público-alvo da educação especial |
Título em inglês: | The right to learn and the target students of special education |
Autor(es): | Melo, Doglas Christian Ferrari de Mafezoni, Andressa Caetano |
Palavras-chave: | Educação especial;Direito de aprender;Teoria histórico-cultural;Pedagogia histórico-crítica |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | MELO, Douglas Christian Ferrari de; MAFEZONI, Andressa Caetano. O direito de aprender e os alunos público-alvo da educação especial. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n.78, p. 101-115, jan./abr. 2019. |
Resumo: | Este artigo visa discutir o direito de aprender dos alunos da educação especial, fundamentado na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, apresentando os vetores das políticas públicas e das práticas pedagógicas. Como metodologia, procedeu-se ao levantamento bibliográfico e à empiria acerca da temática. O texto indica que, apesar de esse público estar matriculado na escola, muitos ainda estão à margem do processo de ensino-aprendizagem. Como considerações finais, ressalta que é necessário iniciar uma nova fase na educação especial brasileira, que se traduza no direito de aprender em sala de aula, o que exige um novo fazer pedagógico com esses alunos, que têm potencialidades e podem se beneficiar do processo de escolarização. |
Abstract: | This paper aims to discuss the right to learn of special education students, based on the Historical Cultural-Theory and Historical-Critical Pedagogy, presenting the vectors of both public policies and pedagogical practices. As methodology, a bibliographic survey has been conducted and personal experience on the topic has been studied. The text indicates that, although this public is enrolled to the regular school, many of them are still over the margins of the teaching-learning process. As final considerations, it highlights that it is necessary to start a new phase on the Brazilian special education, which is translated into the right to learn in a classroom, which will require a new pedagogical approach with these students, who have potentialities and can benefit from the schooling process. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44264 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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