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dc.contributor.authorMelo, Doglas Christian Ferrari de-
dc.contributor.authorMafezoni, Andressa Caetano-
dc.date.accessioned2019-07-31T11:47:31Z-
dc.date.available2019-07-31T11:47:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMELO, Douglas Christian Ferrari de; MAFEZONI, Andressa Caetano. O direito de aprender e os alunos público-alvo da educação especial. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n.78, p. 101-115, jan./abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44264-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the right to learn of special education students, based on the Historical Cultural-Theory and Historical-Critical Pedagogy, presenting the vectors of both public policies and pedagogical practices. As methodology, a bibliographic survey has been conducted and personal experience on the topic has been studied. The text indicates that, although this public is enrolled to the regular school, many of them are still over the margins of the teaching-learning process. As final considerations, it highlights that it is necessary to start a new phase on the Brazilian special education, which is translated into the right to learn in a classroom, which will require a new pedagogical approach with these students, who have potentialities and can benefit from the schooling process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDireito de aprenderpt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.titleO direito de aprender e os alunos público-alvo da educação especialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo visa discutir o direito de aprender dos alunos da educação especial, fundamentado na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, apresentando os vetores das políticas públicas e das práticas pedagógicas. Como metodologia, procedeu-se ao levantamento bibliográfico e à empiria acerca da temática. O texto indica que, apesar de esse público estar matriculado na escola, muitos ainda estão à margem do processo de ensino-aprendizagem. Como considerações finais, ressalta que é necessário iniciar uma nova fase na educação especial brasileira, que se traduza no direito de aprender em sala de aula, o que exige um novo fazer pedagógico com esses alunos, que têm potencialidades e podem se beneficiar do processo de escolarização.pt_BR
dc.title.enThe right to learn and the target students of special educationpt_BR
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