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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44216
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A prática das lutas por escolares de uma instituição pública em Fortaleza |
Authors: | Lopes, Rafael Rodrigues Pontes, João Airton de Matos |
Keywords: | Lutas;Educação Física;Escola |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | LOPES, Rafael Rodrigues; PONTES, João Airton de Matos. A prática das lutas por escolares de uma instituição pública em Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n.78, p. 33-48, jan./abr. 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ato de lutar é inerente à sobrevivência humana. Na antiguidade, para garantir o seu sustento, o homem precisava lutar, correr, saltar e realizar diversos tipos de atividades físicas. Com sua filosofia oriental, as lutas trazem, em sua essência, o respeito ao próximo, a perseverança e diversos outros valores. Hoje, as lutas fazem parte dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar. Além disso, são também praticadas como atividade extracurricular em diversas escolas, como no caso do presente estudo. A partir disso, buscamos realizar uma análise sobre a prática das lutas pelos alunos, bem como salientar a relevância dessa prática no ambiente escolar. Este estudo tem um caráter quantitativo e descritivo como estratégia metodológica, utilizando para a coleta de dados uma entrevista fechada, na qual foi aplicado um questionário pré-estabelecido. Vinte e um alunos matriculados na escola pública escolhida para a pesquisa responderam ao questionário. A pesquisa mostrou como resultados mais significantes o seguinte: a melhora da aptidão física, da socialização entre os alunos e a melhora na atenção e concentração nas atividades por eles desenvolvidas. Verificamos ainda que a prática das lutas auxiliou o aluno a permanecer mais tempo na escola, evitando a evasão, ratificando o aspecto positivo do estudo em voga. |
Abstract: | The act of fighting is inherent to human survival. In old times, in order to guarantee his livelihood, man needed to fight, run, jump and perform different types ofphysical activities. With its oriental philosophy, martial arts bring in their essence respect for the others, perseverance and other values. Nowadays, martial arts belong to the content developed on Physical Education classes. In addition, they are also practiced as extracurricular activity in several schools, as in the case of the present study. From this, we aimed to make an analysis about the practice of martial arts by students, as well as the relevance of this practice within the school environment. This research has a quantitative and descriptive aspect as a methodological strategy, using closed interviews for the data collection, in which a pre-established questionnaire was applied. Twenty-one students enrolled at the public school chosen for the survey and answered the questionnaire. The research showed very meaningful results: the improvement of physical fitness, socialization among students and improvement of attention and concentration in the activities developed by them. We also verified that the practice of martial arts helped the student to spend more time at school, preventing evasion, ratifying the positive aspect of the study in vogue. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44216 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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