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Tipo: TCC
Título: Análise de políticas de atração e retenção pelo viés analítico comportamental.
Autor(es): Carvalho, Vanessa Maria Pontes de
Orientador: Elias, Liana Rosa
Palavras-chave: Atração e Retenção;Políticas de RH;Análise do comportamento
Data do documento: 2014
Citação: Carvalho, V.M.P. (2014)
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caso a respeito das políticas de Atração e Retenção para o nível de cargo Tático de uma Empresa do Nordeste do Brasil pelo viés analítico-comportamental. As políticas de atração e retenção são um dos desdobramentos da área de Recursos Humanos nas organizações. Desse modo, este trabalho é importante para verificarmos uma leitura comportamental dessas políticas e analisar os seus impactos em termos do alcance de atração e retenção dos colaboradores. Objetiva-se também delinear a viabilidade e a importância do discurso psicológico, no caso o analítico-comportamental, enquanto um conhecimento que se aplica às organizações, e suas contribuições para a construção e avaliação de Políticas de Recursos Humanos, área em que predomina o discurso da Administração. Para alcançar os objetivos deste trabalho, foi realizada uma pesquisa nos documentos que compõem a política na empresa estudada, observação participante e acesso a relatórios de desligamento e de seleção. Partiu-se para uma operacionalização das políticas em contingências comportamentais. Analisou-se os 20 meios de atração da empresa, percebeu-se que a quantidade de meios que corresponde a controle de estímulos e que sinalizam contingências de reforçamento social equivale a 4, contingências de reforçamento natural equivale a 8, contingências de reforçamento arbitrário equivale ao mesmo número, 8. Já com relação aos meios de retenção, foram analisados 17 no total, a maioria, 11 se caracterizou como reforçamento positivo (natural, social e arbitrário), ou seja, 64,70%; 2 delas, 11,76% baseadas em reforçamento não-contingente; outras 2, 11,76% também baseadas em controle de estímulos e apenas 1, 5,88% reforçamento negativo. O estudo mostrou-se importante para entender como os meios contidos na política da empresa estudada funcionam para a Análise do Comportamento, qual o contexto desses meios na organização e quais os impactos em termos de atração e retenção dos colaboradores. Além de perceber a contribuição que a abordagem escolhida tem para o ambiente organizacional.
Abstract: The aim of this study was to conduct a case study on policies Attraction and Retention for the job level of a Tactical Company of Northeast Brazil by behavior analytic bias. The attraction and retention policies are one of the developments in the area of Human Resources in organizations. Thus, this work is important for us to verify a behavioral interpretation of these policies and analyze their impact in terms of the range of attraction and retention of employees. Objective is also to outline the feasibility and importance of psychological discourse, in this case the behavior analytic, while knowledge that is applied to organizations and their contributions to the construction and evaluation of the Human Resources Policy, where it dominates the discourse of administration . To achieve the objectives of this study, a survey was conducted in the documents that make up the policy in the company studied, participant observation and access to reports and select shutdown. Left to an operationalization of policies in behavioral contingencies. We analyzed the 20 ways to lure the company, it was noticed that the amount of media that corresponds to stimulus control and signaling contingencies of social reinforcement equals 4, natural reinforcement contingencies equals 8, contingencies of reinforcement equivalent to arbitrary same number, 8. In relation to the retaining means 17 were analyzed in total, the majority 11 is characterized as positive reinforcement (natural, social and arbitrary), ie, 64.70%, twice, 11.76% based on noncontingent reinforcement two, 11.76 % based on stimulus control and just a 5.88 % negative reinforcement. The study proved to be important to understand how the media contained in the company studied political work for Behavior Analysis, which means in the context of such organization and the impacts in terms of attraction and retention of employees. In addition to realizing the contribution that the chosen approach has to the organizational environment.
Descrição: Carvalho, V.M.P. Análise de políticas de atração e retenção pelo viés analítico comportamental. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44182
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