Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44166
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Adequação da acessibilidade Web do curso Zika: abordagem clínica na Atenção Básica |
Título en inglés: | Web accessibility in a self : instructional course |
Autor : | Loureiro, Janaína Rolan Nascimento, Débora Dupas Gonçalves do Moraes, Silvia Helena Mendonça de Mazaro, Regina Beretta Mazaro |
Palabras clave : | Acesso à Informação;Instrução por Computador;Zika virus |
Fecha de publicación : | ene-2019 |
Editorial : | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citación : | LOUREIRO, Janaína Rolan et al. Adequação da acessibilidade Web do curso Zika: abordagem clínica na Atenção Básica. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 4, n. especial II, p. 6-19, jan./jul. 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Introdução : Acesso à informação pela internet dissemina o conhecimento, possibilitando que conteúdos sejam disponibilizados a qualquer pessoa. A Fiocruz MS faz parte desse processo oferecendo cursos autoinstrucionais na área de saúde. Objetivos: Como 25% dos brasile iros apresentam deficiência, esse estudo visa adequar a acessibilidade Web do curso de Zika para contornar as dificuldades impostas pela deficiência visual à navegação, garantindo acesso a essa parcela do público - alvo. Métodos: O material multimídia do cur so autoinstrucional de Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica foi submetido à avaliação de acessibilidade web via validador automatizado para levantamento dos pontos que precisavam de maior atenção. A partir dessa avaliação, foi elaborado um checklist d as alterações a serem realizadas no código - fonte do conteúdo para adequá - lo às diretrizes de acessibilidade web da WCAG 2.1. Resultados: O material do curso de Zika foi revisado, passando pelas alterações necessárias para que atendesse aos critérios de suc esso de acessibilidade web. Assim, a nova versão do conteúdo multimídia do curso de Zika atende ao nível A de conformidade do WCAG 2.1. Conclusão: Foram realizadas alterações no material didático do curso autoinstrucional de Zika da Fiocruz MS para garanti r acessibilidade web do conteúdo, fundamental para ser disponibilizado integralmente também a pessoas com deficiências, em especial visuais. |
Abstract: | Introduction : Access to information through the Internet disseminates knowledge, enabling content to be made available to anyone. Fiocruz MS is part of this process offering self - instructional courses in health area. Objectives: As 25% of Brazilians has some disabilit y, this study aims to adapt the web accessibility of the Zika course to overcome the difficulties imposed bu visual impairment to navigation, guaranteeing access to this portion of the target audience. Methods : The multimedia material of the self - instructi onal course of Zika: Clinical Approach in Basic Care were submitted to web accessibility evaluation through an automated validator, to search for the points that needed more attention. From this evaluation, a checklist of the necessary changes to the conte nt source code was developed to fit the WCAG 2.1 web accessibility guidelines. Results : Zika's material has been revised, undergoing the necessary changes to ensure that its content meets the web accessibility success criteria highlighted. Thus, the new ve rsion of the multimedia content of the Zika course now meets WCAG 2.1 level A. Conclusion: There were performed changes in the self - instructional Zika course to grant its web accessibility, essential so it can be also offered to people with some kind of dis ability, especially visual. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44166 |
ISSN : | 2525 - 9563 |
Aparece en las colecciones: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_jrloureiro.pdf | 325,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.