Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44095
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Facilitando o uso do Scratch por meio de atividade desplugada que introduz o estudo do plano cartesiano
Autor : Costa, Karine P. C. da
Azevedo, Matheus S.
Madeira, Charles Andrye Galvão
Palabras clave : Programa;Ensino Fundamental;Administração da Educação
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFSCar
Citación : COSTA, Karine P. C. da; AZEVEDO, Matheus S.; MADEIRA, Charles Andrye Galvão. Facilitando o uso do Scratch por meio de atividade desplugada que introduz o estudo do plano cartesiano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 778-787.
Resumen en portugués brasileño: Há uma necessidade cada vez maior da população em vir a ter proficiência tecnológica. Diversos movimentos internacionais e ferramentas têm surgido como resposta a essa demanda. Uma das ferramentas originárias é o Scratch, um ambiente de programação voltado para o ensino. Nesse artigo relatamos a experiência de introduzir o estudo do plano cartesiano por meio de uma atividade de computação desplugada a fim de facilitar o uso de Scratch com crianças de 9 a 11 anos do Ensino Fundamental. A atividade proposta permitiu experimentarmos o sistema de movimentação de personagens com as crianças que, em seguida, puderam transpor facilmente tal sistema para o ambiente de Scratch, gerando assim um maior engajamento nas tarefas
Abstract: There is a growing need for greater technological fluency. Several initiatives emerged to supply this demand. One of them originated Scratch, a visual programming environment for learning. In this paper we report an experience for teaching the Cartesian coordinate system through an unplugged computational activity in order to make easier to use Scratch with children from 9 to 11 years-old of Elementary School. This activity allowed us to do experiments using the character navigation system with the children who could easily transpose it into the Scratch environment, being able to increase the engagement in the tasks.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44095
ISSN : 2316 8889
Aparece en las colecciones: FACED - Eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_kpccosta.pdf627,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.