Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44094
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Classificação de questões de matemática nas diferentes competências da matemática e do pensamento computacional
Autor : Sampaio, Samara Solane Santos
Silva, Sheilla da
Campos, Lívia Maria Rodrigues Sampaio
Gaudencio, Matheus
Palabras clave : Modelo Matemático;Equipamentos de Informática;Formação de Conceitos
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFSCar
Citación : SAMPAIO, Samara Solane Santos; SILVA, Sheilla da; CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio; GAUDÊNCIO, Matheus. Classificação de questões de matemática nas diferentes competências da matemática e do pensamento computacional . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 759-768.
Resumen en portugués brasileño: As competências do pensamento computacional (PC) são usadas para explorar diferentes problemas. Tais competências apresentam relação com o mundo matemático. Por exemplo, a capacidade de delinear estratégias para resolução de problemas se assemelha ao processo de algoritmização do PC. Neste trabalho, avaliamos como questões matemáticas do exame PISA exploram competências do PC e do contexto da matemática (CM). Cada questão explora um grande conjunto de competências tanto do PC como do CM. Ainda, algumas competências estão presentes na maioria das questões estudadas em contraste de outras competências ausentes em nossa análise.
Abstract: Computational Thinking (CT) has a set of competencies that are explored on real world problems. Competencies from CT are also related to Mathematics. For instance, the way that we describe steps to solve a mathematical problem seems related to the algorithmization process that we use to solve a problem with a computational mindset. We evaluated how questions from a mathematical exam (PISA) explores dif erent competencies from CT and from a mathematical context (MC). Each question from that exam seems to explore dif erent competencies both from CT and MC at same time. Some competencies are present among almost all questions and some were non present in our evaluation.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44094
ISSN : 2316 8889
Aparece en las colecciones: FACED - Eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_ssssampaio.pdf313,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.