Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rebouças, Ayla Dantas | - |
dc.contributor.author | Scaico, Pasqueline Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T11:27:41Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T11:27:41Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | REBOUÇAS, Ayla Dantas; SCAICO, Pasqueline Dantas. Gravação de aulas presenciais de programação para apoiar o estudo extraclasse: lições aprendidas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 729-738. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44091 | - |
dc.description.abstract | his article describes an experience report with lessons learned from teaching programming in three initial courses held in IT undergraduate programs. The experience of recording classes will be highlighted, as well as the procedures used and the main results obtained through this intervention. In general, it was observed that recording classes allowed students to review what was lectured and made available a resource to reinforce some aspects in which they were struggled. The practice was well accepted by the students as observed through evaluation forms and by the recurring students’ demand for publishing the videos related to the classes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSCar | pt_BR |
dc.subject | Melhoria do Desempenho Docente | pt_BR |
dc.subject | Construção do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.title | Gravação de aulas presenciais de programação para apoiar o estudo extraclasse: lições aprendidas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo descreve um relato de experiência com lições aprendidas no ensino de programação dos três períodos iniciais de cursos da área de computação. Será destacada, principalmente, a experiência de gravar as aulas sendo dadas às turmas, detalhando os procedimentos utilizados e os principais resultados obtidos com essa iniciativa prática de intervenção. De maneira geral, observou-se que gravar as aulas permitiu aos alunos rever o que era apresentado e reforçar alguns aspectos nos quais tinham dúvida. A prática se mostrou bem aceita pelas turmas conforme observado através de formulários de avaliação da disciplina e pela frequente cobrança pela publicação dos vídeos das aulas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_adreboucas.pdf | 185,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.