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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44081
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | EcoLogic: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental |
Authors: | Pires, Fernanda Gabriela de Sousa Ferreira, Rafaela Melo Silva, Marcos Guibson Batista, Jean Franzoia, Fabrizio Freitas, Rosiane de |
Keywords: | Pensamento Computacional;EcoLogic - consciência ambiental e ecológica;EcoLogic - jogo de consciência ambiental |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | UFSCar |
Citation: | PIRES, Fernanda Gabriela de Sousa; FERREIRA, Rafaela Melo; SILVA, Marcos Guibson; BATISTA, Jean; FRANZOIA, Fabrizio; FREITAS, Rosiane de. EcoLogic: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 629-638. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo trata da proposta de um jogo educacional, que visa desenvolver o Pensamento Computacional através do entendimento e cuidados com o ambiente em que se vive, com intuito de gerar consciência ambiental e ecológica. EcoLogic é um jogo digital de ação e estratégia em formato de puzzle, cuja missão do jogador consiste em explorar o ambiente resolvendo problemas lógicos. O tema tratado é a sustentabilidade através da coleta seletiva de lixo. Está ancorado nos quatro pilares do Pensamento Computacional e usa o Construcionismo como princípio de ação. O jogo foi desenvolvido para crianças a partir de oito anos, com aplicação recomendada tanto para uso em escolas, como apoio pedagógico, como uma ferramenta de entretenimento por crianças, jovens e adultos. |
Abstract: | This article deals with the proposal of an educational game, which aims to develop Computational Thinking by understanding and caring for the environment in which one lives, in order to generate environmental and ecological awareness. EcoLogic is a digital puzzle and strategy game, whose mission is to explore the environment by solving logical problems. The theme addressed is sustainability through selective garbage collection. It is anchored in the four pillars of Computational Thinking and uses Constructionism as the principle of action. The game was developed for children from 8 years of age, with application recommended for use in schools, as a pedagogical support, as an entertainment tool for children, youth and adults. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44081 |
ISSN: | 2316 8889 |
Appears in Collections: | FACED - Eventos |
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