Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44080
Type: Artigo de Periódico
Title: Uma oficina para ensino de algoritmos paralelos por meio de computação desplumada
Authors: Lima, Anderson Corrêa de
Bailo, Daniel
Carvalho, Thiago
Rodrigues, José Filipe Rozeno
Acosta, Plabiany Rodrigo
Aquino, Wellington Marques
Keywords: Computação Paralela - programação sequencial;Ensino de computação - algoritmos
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: LIMA, Anderson Corrêa de; BAILO, Daniel; CARVALHO, Thiago; RODRIGUES, José Filipe Rozeno; ACOSTA, Plabiany Rodrigo; AQUINO, Wellington Marques. Uma oficina para ensino de algoritmos paralelos por meio de computação desplumada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 609-618.
Abstract in Brazilian Portuguese: A programação paralela já esta presente em equipamentos das mais ´ diversas ciências. A Computação Paralela tornou possível a solução de problemas que eram impraticáveis em programação sequencial. Entretanto, aprender as particularidades do pensamento computacional em paralelo não e uma tarefa simples. E preciso reconhecer a urgência do ensino desta disciplina em ˆ cursos de escolas técnicas ou de graduação em informática no Brasil. Este trabalho descreve um relato de experiencia em sala de aula através de oficinas, ´ com uso de computação desplugada para ensinar alguns dos primeiros concei- ˜ tos de algoritmos paralelos. O teste aplicado ao final das oficinas apresentou resultados bastante satisfatórios.
Abstract: The parallel programming is already present in the equipment of the most diverse sciences. Parallel computing made it possible to solve problems that were impractical in sequential programming. However, learning the particularities of computational thinking in parallel is not a simple task. It is necessary to recognize the urgency of the teaching of this discipline in courses of technical schools or undergraduate informatics in Brazil. This paper describes an account of classroom experience through workshops, with the use of unplugged computing to teach some of the first concepts of parallel algorithms.The test applied at the end of the workshops presented satisfactory results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44080
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_aclima.pdf2,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.