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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Estudo comparativo do desenvolvimento da oralidade em língua inglesa nas modalidades presencial e a distância
Autor : Sales, João Tobias Lima
Palabras clave : Oralidade;Ensino de Línguas;Língua inglesa;Ensino à distância;Educação a Distância;Aquisição de linguagem
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Em Rede Revista de Educação a Distância
Citación : SALES, João Tobias Lima. Estudo comparativo do desenvolvimento da oralidade em língua inglesa nas modalidades presencial e a distância. Em Rede Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 3, n.1, p. 119-134, 2016.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo comparou a produção oral em inglês de alunos de dois cursos de Letras, um presencial e outro a distância. Os alunos realizaram tarefas orais por um período de quatro semestres. As produções foram analisadas de acordo com os parâmetros: fluência, acurácia e complexidade. Um modelo de ANOVA de medidas repetidas foi usado para analisar o resultado de cada parâmetro. Na interação das variáveis Grupo e Tempo, não houve diferença significativa no desenvolvimento oral dos grupos, em cada parâmetro pesquisado. Considerando Grupo e Tempo separadamente, não há diferença significativa entre os parâmetros lexicais de acurácia e complexidade. De uma maneira geral, a aprendizagem de língua estrangeira a distância pode demonstrar desenvolvimento oral equivalente à presencial.
Abstract: This study compared the oral production of EFL students from two graduation programs for English teachers, one face-­‐to-­‐face and the other at distance. The students did oral tasks during the first four semesters. Their productions were analyzed according to the parameters: fluency, accuracy, and complexity. A model of ANOVA of repeated measures was used to analyze the results of each parameter. In the interaction of the variables Group and Time, there was no meaningful difference in the oral development of both groups in each parameter. Considering Group and Time separately, there is no meaningful difference between the oral development in the lexical parameters of accuracy and complexity. As a whole, distance foreign language learning may demonstrate levels of oral development equivalent to the ones in face-­‐to-­‐face language learning.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44053
ISSN : 2359-6082
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

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