Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Eduardo Rodrigues-
dc.contributor.authorPretto, Fabrício-
dc.contributor.authorSchorr, Maria Claudete-
dc.date.accessioned2019-07-24T18:10:20Z-
dc.date.available2019-07-24T18:10:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGOMES, Eduardo Rodrigues; PRETTO, Fabrício; SCHORR, Maria Claudete. Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 560-568.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045-
dc.description.abstractThe rates of disapproval and evasion on computing courses are mainly related to learning difficulties in algorithm and programming. The visual tools have been an alternative that allows students create a structure of solution in a macro way, dismissing technical details irrelevant in it first approach. In order to support the learning process of algorithms was developed a visual programming tool called HelpBlock. The tool was validated with 23 students of an Algorithm and Programming class in a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul. The outcomes showed a significant improvement during the construction of algorithmic solutions and greater students motivation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectAlgoritmos - reprovação e evasão - cursos de computaçãopt_BR
dc.subjectHelpBlock - ferramenta - programação visualpt_BR
dc.titleAprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlockpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs índices de reprovação e evasão nos cursos de computação estão relacionados principalmente às dificuldades de aprendizagem de algoritmos e programação. As ferramentas visuais têm sido uma alternativa, pois permitem ao estudante estruturar a solução de maneira macro, dispensando detalhes técnicos irrelevantes em sua primeira abordagem. Com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de algoritmos, desenvolveu-se a ferramenta HelpBlock para programação visual. A ferramenta foi testada com 23 estudantes de uma turma de Algoritmos e Programação de uma IES do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstraram melhora significativa na construção das soluções algorítmicas e maior motivação dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_ergomes.pdf512,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.