Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Eduardo Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Pretto, Fabrício | - |
dc.contributor.author | Schorr, Maria Claudete | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T18:10:20Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24T18:10:20Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Eduardo Rodrigues; PRETTO, Fabrício; SCHORR, Maria Claudete. Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 560-568. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44045 | - |
dc.description.abstract | The rates of disapproval and evasion on computing courses are mainly related to learning difficulties in algorithm and programming. The visual tools have been an alternative that allows students create a structure of solution in a macro way, dismissing technical details irrelevant in it first approach. In order to support the learning process of algorithms was developed a visual programming tool called HelpBlock. The tool was validated with 23 students of an Algorithm and Programming class in a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul. The outcomes showed a significant improvement during the construction of algorithmic solutions and greater students motivation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSCar | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos - reprovação e evasão - cursos de computação | pt_BR |
dc.subject | HelpBlock - ferramenta - programação visual | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de algoritmos e programação por meio da ferramenta visual HelpBlock | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os índices de reprovação e evasão nos cursos de computação estão relacionados principalmente às dificuldades de aprendizagem de algoritmos e programação. As ferramentas visuais têm sido uma alternativa, pois permitem ao estudante estruturar a solução de maneira macro, dispensando detalhes técnicos irrelevantes em sua primeira abordagem. Com o intuito de apoiar o processo de aprendizagem de algoritmos, desenvolveu-se a ferramenta HelpBlock para programação visual. A ferramenta foi testada com 23 estudantes de uma turma de Algoritmos e Programação de uma IES do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstraram melhora significativa na construção das soluções algorítmicas e maior motivação dos estudantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_ergomes.pdf | 512,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.