Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44043
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Robótica Educacional e Computação Desplugada: experiência em oficinas para calouros |
Authors: | Sousa, Breno Ripardo, Dener Campos, Izabel Maciel, Jaqueline Santos, Rafael Raiol, Alberto Alan Romano, Waldinei |
Keywords: | Informática-instituições de Ensino Superior (IES);Semana do Calouro - Robótica Educacional;Robótica Educacional |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | UFSCar |
Citation: | SOUSA, Breno.; RIPARTO, Dener; CAMPOS, Izabela; MACIEL, Jacqueline; SANTOS, Rafael; ROMANO, Waldinei; RAIOL, Alberto Alan; BEZERRA, Fabio. Robótica Educacional e Computação Desplugada: experiência em oficinas para calouros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 540-549. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A informatica é uma área rica em oportunidades de trabalho e inovação e por isso atrai muitos estudantes. Apesar disso, as Instituições de Ensino Superior (IES) que abrigam cursos nessa área também tem problemas com a retenção de alunos, fato que tem impacto na saúde financeira dessas IES. Ações que mitiguem esse problema são importantes para as IES e para a sustentabilidade da indústria que demanda esses profissionais. Este trabalho descreve ´ como a experiência com a Semana do Calouro pode mitigar esse problema. Os resultados relatados aqui são úteis para estimular ações semelhantes em outras IES. A Robótica Educacional e a Computação Desplugada funcionaram como uma linguagem de acolhimento e estímulo a área, e não, como poderia se supor, uma linguagem infantil ou que ridicularizasse a maturidade dos calouros. |
Abstract: | Information technology is an area rich in job opportunities and innovation and therefore attracts many students. Nevertheless, the Educational Institutions (EI) that are home to courses in this area also has problems with the retention of students, a fact that has impact on the financial health of them. This paper describes how the experience with freshmen can help mitigate this problem. The results reported here are useful for stimulating similar actions in other EI. In this case, Educational Robotics and Unppluged Computing actually functioned as a language of welcome and stimulation in the field, not, as one might suppose, a childish language. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44043 |
ISSN: | 2316 8889 |
Appears in Collections: | FACED - Eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_bsousa.pdf | 627,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.