Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44038
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Considerando a motivação dos estudantes em experiências de ensino-aprendizagem de computação |
Autor : | Santana, Bianca L. Araújo, Luis Gustavo J. Bittencourt, Roberto A. |
Palabras clave : | Avaliação da aprendizagem - motivação de estudantes;Modelo ARCS - apelo motivacional;Modelo ARCS - processo de ensino-aprendizagem de computação |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFSCar |
Citación : | SANTANA, Bianca L.; ARAÚJO, Luis Gustavo J.; BITTENCOURT, Roberto A. Considerando a motivação dos estudantes em experiências de ensino-aprendizagem de computação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 500-509. |
Resumen en portugués brasileño: | Diversos trabalhos em aprendizagem de programação investigam dificuldades de aprendizagem, mensuram competências aprendidas ou apresentam novas abordagens de ensino, mas pouco se investiga sobre a motivação dos estudantes para adquirir estas competências ou como eles encaram as dificuldades no decorrer destas abordagens. Motivação é difícil de se investigar por ser abstrato e particular a cada estudante, já que cada um possui objetivos diferentes ao aprender algo. Por outro lado, diversas teorias e modelos podem ser utilizadas para projetar ou avaliar experiências de aprendizagem sob o ponto de vista da motivação. Um destes e o Modelo ARCS, que inclui estrategias para aumentar o apelo motivacional da instrução. Instrumentos validados de avaliação baseados no Modelo ARCS podem ser utilizados em uma ampla variedade de formatos de cursos. Neste trabalho, apresentamos conceitos e reflexões sobre motivação, em especial sobre o Modelo ARCS e suas bases teóricas. Ilustramos o uso destes conceitos e modelo a partir de nossos trabalhos prévios. Buscamos incentivar a comunidade a considerar a motivação no design e avaliação do processo de ensino-aprendizagem de computação. |
Abstract: | Several papers on programming learning investigate learning difficulties, measure learned skills, or present new teaching approaches, but little is investigated on student motivation to acquire these skills or how they face difficulties in these approaches. Motivation is hard to investigate because it is abstract and particular to each student, since each person has different goals when learning. On the other hand, several theories and models can be used to design and evaluate learning experiences from the point of view of motivation. One of these is the ARCS Model, which includes sets of strategies to increase the motivational appeal of instruction. Validated ARCS-based assessment tools can be used in a wide variety of courses. In this work, we present concepts and reflections on motivation, especially on the ARCS model and its theoretical bases. We illustrate the use of these concepts and models from our previous work. We seek to encourage the community to consider motivation in the design and evaluation of the teaching-learning process in computing. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44038 |
ISSN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_blsantana.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.