Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43978
Type: TCC
Title: Alcançando maturidade ágil em um ambiente acadêmico de desenvolvimento de software
Authors: Costa, Igor Claudino de França
Advisor: Andrade, André Meireles de
Keywords: Metodologia ágil;Maturidade ágil;Desenvolvimento de software;Ambiente de simulação de mercado de software
Issue Date: 2019
Citation: COSTA, Igor Claudino de França. Alcançando maturidade ágil em um ambiente acadêmico de desenvolvimento de software. Crateús. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Crateús, Crateús, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: O crescimento da necessidade de profissionais bem instruídos em desenvolvimento de software é notório no mercado da Tecnologia da Informação na atualidade. Assim, é indispensável que as Instituições de Ensino Superior que dispõem de cursos de graduação na área de Tecnologia da Informação forneçam uma formação que instrua corretamente seus graduandos por meio de uma experiência mais próxima do mercado de trabalho. Muitas das Instituições utilizam de ambientes que simulam empresas da indústria de software como forma de preparar os alunos com as mais avançadas metodologias de desenvolvimento de sistemas. As metodologias ágeis estão em grande foco na atualidade e tem como objetivo principal a entrega rápida de software funcionando e maior adaptação à mudanças. Porém, não é fácil a aplicação de tais metodologias nas organizações e principalmente em ambientes de simulação criados dentro das Instituições de Ensino Superior, pois seus alunos ainda não dispõe de uma maturidade avançada. Assim, faz-se necessário que um processo ágil seja definido, executado e avaliado para que o nível de maturidade ágil do ambiente seja satisfatório para o mercado. Este trabalho apresenta um estudo de caso para definição, aplicação, execução e medição de um processo ágil em um ambiente de simulação de mercado de software em uma Instituição de Ensino Superior para qualificar de maneira mais enfática o aluno de graduação em cursos de Tecnologia da Informação.
Abstract: The growing need for well-educated software development professionals is notorious in today’s information technology market. Therefore, it is indipensable that the institutions of higher education that have undergraduate courses in the area of Information Technology provide a training that instructs their graduates correctly through an experience closer to the job market. Many of the institutions use environments that simulate companies in the software industry as a way to prepare students with the most advanced systems development methodologies. The agile methodologies are in great focus at the present time and its main objective is the fast delivery of working software and greater adaptation to changes. However, it is not easy to apply such methodologies in organizations and especially in simulation environments created within the Institutions of Higher Education, because their students still do not have an advanced maturity. Therefore, it isnecessarythat anagile processisdefined, executed andevaluatedso thatthe level of agile maturity of the environment is satisfactory for the market. This paper presents a case studyforthedefinition,application,executionandmeasurementofanagileprocessinasoftware market simulation environment in a Higher Education Institution to more emphatically qualify the undergraduate student in Information Technology courses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43978
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CRATEÚS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_icfcosta.pdf1,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.