Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43686
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desenvolvimento e validação de cartilha educativa sobre atividades físicas para pacientes com insuficiência cardíaca: relato de experiência |
Título em inglês: | Development and validation of educational booklet on physical activity for patients with heart failure |
Autor(es): | Souza, Suéllen de Oliveira Teixeira, Karla Rebecca de Souza Vasconcelos, Thiago Brasileiro de Macena, Raimunda Hermelinda Maia Bastos |
Palavras-chave: | Educação em Saúde;Validação;Reabilitação;Atividade Motora;Insuficiência Cardíaca |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Saúde (Santa Maria) |
Citação: | SOUZA, Suéllen de Oliveira et al. Desenvolvimento e validação de cartilha educativa sobre atividades físicas para pacientes com insuficiência cardíaca: relato de experiência. Saúde (Santa Maria), v. 45, n. 1, p. 1-13, jan./abr. 2019. |
Resumo: | Objetivo: Elaborar e validar uma cartilha para orientação de atividades físicas em pacientes portadores de insuficiência cardíaca (IC). Métodos: A construção da cartilha educativa foi realizada em cinco etapas: seleção do conteúdo, criação das ilustrações, preparação do material baseado na literatura científica; validação do material por peritos e correção do material. Resultados: Na revisão os juízes julgaram critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Sendo assim, o parecer dos jurados permitiu uma melhor compreensão dos itens e proporcionou benefícios a leitura do público alvo. Conclusão: Após a realização das alterações, a cartilha ganhou uma nova versão, apresentando quinze páginas e tornou-se válida do ponto de vista técnico, apresentando fácil compreensão ao público alvo e mostrando-lhes os efeitos positivos da prevenção. |
Abstract: | Objective: This study aimed to develop and validate of an educational booklet of physical activity for patients with heart failure (HF). Methods: The creation of educational booklet was developed in five steps: content selection, creation of illustration; content-based scientific literature filtering; validation of the educational material by expert judges and correction. Results: The judges evaluated language’s clarity criteria and practical and theoretical content relevance. Therefore the opinion of the judges allowed a better understanding of the items and provided benefits to reading the target audience. Conclusion: After the changes, the booklet has a new version, with fifteen pages and became valid from a technical view, with easy to understanding of your target audience and showing them the positive effects on prevention. |
URI: | http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revistasaude/index http://diadorim.ibict.br/handle/1/274 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43686 |
ISSN: | 0103-4499 2236-5834 (online) |
Aparece nas coleções: | PPGF - Artigos publicados em revistas científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_sosouza.pdf | 824,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.