Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43683
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Correia, Júlio César Cândido | - |
dc.contributor.author | Xavier, Antônio Roberto | - |
dc.contributor.author | Gomes, Luciana Kellen de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-16T18:40:37Z | - |
dc.date.available | 2019-07-16T18:40:37Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Júlio César Cândido; XAVIER, Antônio Roberto; GOMES, Luciana Kellen de Souza. Violência e mediação de conflitos no ambiente escolar: desafios e dilemas atuais. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos (orgs.). Práticas educativas, exclusão e resistência. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.118-135. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-601-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43683 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Violência no ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Vandalismo | pt_BR |
dc.subject | Mediação de conflitos | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.title | Violência e mediação de conflitos no ambiente escolar: desafios e dilemas atuais | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tem por foco principal debater sobre as diversas formas de violência nos ambientes escolares. Sabe-se que a violência nos ambientes escolares, embora não se constitua em um fato novo, vem se manisfestando, atualmente, com outras características tornando-se foco de análise das diferentes áreas acadêmicas, em especial da sociologia, da psicologia e da educação. Em relação ás violências na escola faz-se referência à violência praticada no espaço escolar sem estar ligada as atividades da instituição escola, é o caso dos acertos de contas, podendo ocorrer entre os alunos ou ocorrer a partir da entrada de um grupo de jovens do próprio bairro onde a escola está inserida; á violência dirigida à escola que, por sua vez, está ligada á natureza e às atividades da instituição escolar e se manifesta em forma de depredação do patrimônio ou contra professores que representam a instituição. Metodologicamente este trabalho pauta-se na pesquisa bibliográfica de fontes secundárias e está dividido em tópicos. Para a fundamentação teórica utilizou-se autores tais, como: Perrenoud (1999); Melo (2008); Charlot (2005); Araújo; Silva (2003); Garcia (1999); Lopes Neto (2005); Abramovay (2004), dentre outros. Por fim, conclui-se que o papel de gestão para lidar com questões violentas, tanto no interior das escolas, quanto nos sistemas de ensino é de fundamental importância, necessitando, no entanto, de ajustes conceituais e práticos.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_jcccorreiaarxavier.pdf | 10,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.