Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Júlio César Cândido-
dc.contributor.authorXavier, Antônio Roberto-
dc.contributor.authorGomes, Luciana Kellen de Souza-
dc.date.accessioned2019-07-16T18:40:37Z-
dc.date.available2019-07-16T18:40:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCORREIA, Júlio César Cândido; XAVIER, Antônio Roberto; GOMES, Luciana Kellen de Souza. Violência e mediação de conflitos no ambiente escolar: desafios e dilemas atuais. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos (orgs.). Práticas educativas, exclusão e resistência. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.118-135.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-601-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43683-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectViolência no ambiente escolarpt_BR
dc.subjectVandalismopt_BR
dc.subjectMediação de conflitospt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.titleViolência e mediação de conflitos no ambiente escolar: desafios e dilemas atuaispt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem por foco principal debater sobre as diversas formas de violência nos ambientes escolares. Sabe-se que a violência nos ambientes escolares, embora não se constitua em um fato novo, vem se manisfestando, atualmente, com outras características tornando-se foco de análise das diferentes áreas acadêmicas, em especial da sociologia, da psicologia e da educação. Em relação ás violências na escola faz-se referência à violência praticada no espaço escolar sem estar ligada as atividades da instituição escola, é o caso dos acertos de contas, podendo ocorrer entre os alunos ou ocorrer a partir da entrada de um grupo de jovens do próprio bairro onde a escola está inserida; á violência dirigida à escola que, por sua vez, está ligada á natureza e às atividades da instituição escolar e se manifesta em forma de depredação do patrimônio ou contra professores que representam a instituição. Metodologicamente este trabalho pauta-se na pesquisa bibliográfica de fontes secundárias e está dividido em tópicos. Para a fundamentação teórica utilizou-se autores tais, como: Perrenoud (1999); Melo (2008); Charlot (2005); Araújo; Silva (2003); Garcia (1999); Lopes Neto (2005); Abramovay (2004), dentre outros. Por fim, conclui-se que o papel de gestão para lidar com questões violentas, tanto no interior das escolas, quanto nos sistemas de ensino é de fundamental importância, necessitando, no entanto, de ajustes conceituais e práticos.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_jcccorreiaarxavier.pdf10,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.