Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43667
Type: Artigo de Periódico
Title: Explorando a gamificação como abordagem não restritiva ao Gaming the System e Help Refusal em Sistemas Tutores Inteligentes
Authors: Azevedo, Otávio Bastos
Maillard, Patrícia Augustin Jaques
Keywords: Os Sistemas Tutores Inteligentes (STIs);Os Sistemas Tutores Inteligentes (STIs)-Gaming the System;Os Sistemas Tutores Inteligentes (STIs)- Help Refusal
Issue Date: 2018
Publisher: SBC
Citation: AZEVEDO, Otávio Bastos; MAILLARD, Patrícia Augustin Jaques. Explorando a gamificação como abordagem não restritiva ao Gaming the System e Help Refusal em Sistemas Tutores Inteligentes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 95-104.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os Sistemas Tutores Inteligentes (STIs) têm se mostrado quase tão efetivos quanto à instrução individual. Entretanto, a utilização indevida da assistência inteligente do STI pode levar os alunos a comportamentos indesejados como Gaming the System ou Help Refusal. Este trabalho apresenta uma proposta de solução para o problema, a partir do emprego de Gamificação para prevenir Gaming the System e Help Refusal. Este sistema foi integrado a um STI algébrico baseado em passos e utilizado em uma avaliação experimental envolvendo 60 alunos do 7º ano do ensino fundamental. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que a gamificação pode ser empregada para reduzir o comportamento de Gaming the System, porém não observamos reduções significativas no comportamento de Help Refusal.
Abstract: Intelligent Tutoring Systems (ITSs) have shown to be almost as effective as one-to-one tutoring. Nonetheless, improper use of the ITS intelligent assistance can lead students to unwanted behaviors, such as Gaming the System or Help Refusal. This paper presents the use of gamification as an approach to prevent gaming the system and help refusal. This system was integrated into a step-based algebraic ITS and it was evaluated in an experiment, for 6 weeks, involving 60 students from the 7th year of elementary school. The results of this research evidenced that gamification can be used to reduce the behavior of Gaming the System, but we did not observe significant reductions in the Help Refusal behavior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43667
ISBN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_obazevedo.pdf983,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.