Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43662
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica
Autor : Silva, João Batista da
Sales, Gilvandenys Leite
Castro, Juscileide Braga de
Palabras clave : Gamificação - Motivação para aprendizagem;Gamificação - estudo científico
Fecha de publicación : 2018
Editorial : SBC
Citación : SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 74-83.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste artigo é investigar as contribuições da gamificação para motivar a aprendizagem significativa nas aulas de Física. Para isso, realizou-se um estudo quase-experimental, envolvendo grupo controle (GC), que teve aulas tradicionais, e grupo experimental (GE), o qual teve aulas gamificada com o auxílio do ambiente Moodle Help Class Online. O resultado do questionário evidenciou que a gamificação da sequência didática motivou os alunos. Os resultados dos testes mostraram que o GE obteve ganho normatizado de aprendizagem (g=0,38) superior ao GC (g=0,11). Por fim, acredita-se que subjacente ao uso de tecnologias digitais em sala de aula deve existir uma metodologia de ensino adequada e consistente.
Abstract: The purpose of this paper is to investigate the contributions of gamification to motivate meaningful learning in physics classes. For this, a quasi-experimental study was carried out, involving a control group (CG), which had traditional classes, and an experimental group (GE), which had gamified classes with the help of the Moodle Help Class Online environment. The results of the questionnaire showed that the gamification of the didactic sequence motivated the students. The results of the tests showed that the GE obtained normalized gain of learning (g = 0.38) superior to the GC (g = 0,11). Finally, it is believed that underlying the use of digital technologies in the classroom there must be an adequate and consistent teaching methodology.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43662
ISSN : 2316 8889
Aparece en las colecciones: FACED - Eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_jbsilva.pdf762,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.