Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43622
Tipo: TCC
Título: Estudo sedimentológico e batimétrico do estuário do Rio Pacoti, Ce
Autor(es): Trompieri, Thais Maria de Mendonça
Orientador: Freire, Geoge Satander Sá
Palavras-chave: Sedimentologia;Estuários
Data do documento: 1999
Citação: TROMPIERI, Thais Maria de Mendonça. Estudo sedimentológico e batimétrico do estuário do Rio Pacoti, Ce. 1999. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
Resumo: No Brasil há ocorrência de várias áreas estuarinas ao longo de seu litoral. São ambientes de transição que sofrem ação das marés, propicio para pesca e cultivo. A sedimentologia é utilizada para a caracterização dos substratos, que interagem de forma seletiva nos ambientes aquáticos na presença, alimentação e reprodução dos organismos aquáticos. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar, através da sedimentologia e batimetria, o estuário do Rio Pacoti, localizado no município de Aquiraz, CE. Para realização deste trabalho foram coletadas amostras sedimentares do referido estuário. 0 estudo batimétrico foi realizado com um ecobatimetro e um GPS, seguindo a linha de coleta de amostras. Os perfis de coleta foram realizados em malha tipo grega, utilizando um amostrador do tipo Van Veen. Em campo as amostras foram georreferênciadas, ensacadas e etiquetadas. Em laboratório foi feita a análise textural (peneiramento seco, peneiramento úmido e pipetagem) das amostras. Foi utilizado um programa estatístico, baseado nos parâmetros de Folk-Ward, para tratamento dos dados obtidos. Em laboratório as amostras foram submetidas também à análises de teores de carbonato de cálcio (CaCO3), utilizando o método do calcímetro de Bernard, e determinação da matéria orgânica (MO) pelo método de Walkey-Black. A análise textural revelou uma predominância de areia com cascalho esparso (48,2%) e areia (30,4%); principalmente nas amostras coletadas próximo â foz, seguidos pela areia lamosa com cascalho esparso (14,3%) das amostras do interior do estuário. 0 cascalho presente se trata de fragmentos organogenos. Os resultados para matéria orgânica e carbonato de cálcio obtidos expressam uma média de CaCO3 de 8,17%, com valores máximos e mínimos de 38,18% e 3,64%, respectivamente. Os valores de MO obtiveram média de 0,34%, com valores máximos e mil-limos de 2,83% e 0,025%, respectivamente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43622
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_tcc_tmmtrompieri.pdf39,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.