Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43561
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Apresentação
Autor(es): Damasceno, Maria Nobre
Matos, Kelma Socorro Lopes de
Vasconcelos, José Gerardo
Palavras-chave: Construção da identidade juvenil;Expressão cultural e política;Juventude;Pesquisa social
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Gráfica e Editora LCR
Citação: DAMASCENO, Maria Nobre; MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VASCONCELOS, José Gerardo. Apresentação. In: DAMASCENO, Maria Nobre; MATOS, Kelma Socorro Lopes; VASCONCELOS, José Gerardo (orgs.). Trajetórias da juventude. Fortaleza: Gráfica e Editora LCR, 2001. p. 07-08.
Resumo: Esta coletânea discute, como anuncia o próprio título, a trajetória de jovens sob os mais diversos aspectos, buscando analisar o significado social da juventude, seus sonhos, a importância atribuída à escola, as relações que aí se estabelecem, as atividades de cultura e lazer, e o poder disciplinar dessa instituição, assim como, a sexualidade e construção da identidade juvenil, e a transformação do espaço das ruas pelos jovens. O nosso intuito é contribuir com a discussão sobre a temática da juventude, buscando dar voz a esses jovens e de certa forma, descristalizar normas e padrões por vezes estabelecidos sobre o que é ser jovem ou como deve ser e agir o jovem socialmente, pois compreendemos que muitos são os trajetos e as construções desses atores. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43561
ISBN: 978-85-866-2722-4
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_capliv_mndamascenokslmatos.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.