Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43542
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Um balanço sócio-histórico do documento a "escola pública: a revolução de uma geração", no Ceará |
Authors: | Andrade, Francisco Ari de Chaves, Flávio Muniz Andrade Filho, João Batista de |
Keywords: | Gestão Democrática da Escola;Educação - Ceará;Gestão da Escola;Escola Pública;Administração Pública;Indicadores de Desempenho |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | ANDRADE, Francisco Ari de; CHAVES, Flávio Muniz; ANDRADE FILHO, João Batista de. Um balanço sócio-histórico do documento a "escola pública: a revolução de uma geração", no Ceará IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 153-178. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo. apresenta um balanço. sobre um episódio político ocorrido na início da década de 1990 na cidade de Fortaleza, que causaria impacto na educação cearense, nas décadas seguintes, quando o governador da estada da Ceará, Ciro Ferreira Gomes (1991 e 1994), lançou em praça pública a documento Escola Pública: a Revolução de uma Geração, trazendo no seu texto as principais diretrizes da gestão democrática da escala pública cearense, prenúncio dos novos tempos da política educacional brasileira, precedendo ao que viria ser assegurada anos mais tarde, pela Lei nº 9.394/96, em consonância com as orientações gerais da MEC, conforme acordos Internacionais celebradas entre a Brasil a as demais países participantes da Conferência Mundial de Educação para Todos, na cidade de Jomtien - Tailândia. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43542 |
ISBN: | 978-85-7282-708-9 |
Appears in Collections: | DFE - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_capliv_faandradefmchaves.pdf | 18,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.