Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43541
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A situação da classe pobre no nordeste do Brasil com HIV/AIDS
Autor(es): Franco, Roberto Kennedy Gomes
Palavras-chave: AIDS (Doença);Condições Sociais;HIV;Vulnerabilidade em Saúde;Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Data do documento: 2012
Citação: FRANCO, Roberto Kennedy Gomes. A situação da classe pobre no nordeste do Brasil com HIV/AIDS. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). O mundo do trabalho e a formação crítica. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 185-202.
Resumo: Tem certos dias em que eu penso em minha gente e sinto assim todo o meu peito se apertar porque parece que acontece de repente como um desejo de eu viver sem me notar igual a tudo quando eu passo no subúrbio eu muito bem vindo de trem de algum lugar e a[ me dá como uma inveja dessa gente que vai em frente sem nem ter com quem contar são casas simples com cadeiras na calçada e na fachada escrito em cima que é um lar pela varanda flores tristes e baldias como a alegria que não tem onde encostar e aí me dá uma tristeza no meu peito feito um despeito de eu não ter como lutar e eu que não creio peço a Deus por minha gente é gente humilde que vontade de chorar. Letra da Música: Gente Humilde. Composição: Garoto, Chico Buarque e Vinicius de Moraes.[...] Este texto é parte da tese de doutorado intitulada a Face Pobre da AIDS. O observado foi que hoje, na terceira década de pandemia, os dados pesquisados claramente denunciam que o vírus dissemina-se de maneira crescente nas classes sociais de menor escolaridade, ou seja, a AIDS afeta especificamente a classe pobre. No contexto de mercantilização da saúde, as estimativas indicam que, hegemonicamente, mais de 90% dos casos da pandemia de AIDS se concentram em alguns países de economias periféricas da África e América Latina. Na realidade histórico-educativa brasileira, os dados apontam que cerca de 50% da população sorologicamente positiva para o HIV é pobre e com baixíssimo nível de escolaridade. O adoecimento, nesse sentido, reproduz as contradições de classe da sociabilidade do capital.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43541
ISBN: 978-85-7282-497-2
Aparece nas coleções:FACED - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_rkgfranco.pdf10,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.