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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Marcos Vinicius de Andrade-
dc.contributor.authorEstevam, Marcelo dos Santos-
dc.date.accessioned2019-07-10T18:49:27Z-
dc.date.available2019-07-10T18:49:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationESTEVAM, Marcelo dos Santos. Avaliação de acessibilidade visual de curso na plataforma mooc com base no emag. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43461-
dc.description.abstractThe Massive Open Online Courses (MOOC) is considered a massive course system that can be accessed by thousands of people, including people with visual impairments. In this regard, MOOC should be able to meet all criteria established by the World Wide Web Consortium (W3C), as these criteria aim to make the web accessible to a growing number of people. In this way, this work aims to show the importance of accessibility through the evaluation of a course in a MOOC platform, using eMAG as the main guideline of the analysis in order to identify problems that may harm visually impaired users. In order to achieve the proposed goal, it was necessary to select a platform of MOOC courses and to evaluate, through automatic and manual validators, the level of accessibility of this platform for a visually impaired person. Finally, analyzing the validators and the reports generated by them, it is concluded that the platform chosen for the study in question needs to make improvements so that it can fully meet the concepts of accessibility. Considering that the studies and developments of MOOC are recent, this work will contribute to a course in this modality having a high level of accessibility, thus allowing the access of a greater number of people, whether or not they are seers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMassive Open Online Course (MOOC)pt_BR
dc.subjectModelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (eMAG)pt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleAvaliação de acessibilidade visual de curso na plataforma mooc com base no emagpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Massive Open Online Course (MOOC) é considerado um sistema de curso massivo que podem ser acessados por milhares de pessoas, inclusive pessoas com deficiências visuais. Colocando em evidência esse ponto, as plataformas MOOCs devem se adequar para que todos os critérios estabelecidos pela W3C (World Wide Web Consortium) sejam atendidos, visto que estes critérios visam tornar a web acessível a um número cada vez maior de pessoas. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância da acessibilidade por meio da avaliação de um curso em uma plataforma MOOC, utilizando o eMAG como diretriz principal da análise a fim de identificar problemas que possam vir a prejudicar usuários com deficiência visual. Para que o objetivo proposto fosse alcançado foi necessário selecionar uma plataforma de cursos MOOC e avaliar por meio de validadores automáticos e manuais, o nível de acessibilidade dessa plataforma para uma pessoa com deficiência visual. Por fim, analisando os validadores e os relatórios gerados por eles conclui-se que a plataforma escolhida para o estudo em questão precisa realizar melhorias para que possa atender a totalidade os conceitos de acessibilidade. Com isso, considerando que os estudos e desenvolvimentos de MOOC são recentes, este trabalho contribuirá para que um curso nesta modalidade tenha um nível elevado de acessibilidade, possibilitando assim o acesso de um número maior de pessoas, quer sejam videntes ou não.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

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