Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4343
Type: Artigo de Evento
Title: Impacto do artesenato na qualidade de vida da comunidade de Porto dos Barcos, município de Itarema, Estado do Ceará
Title in English: Impact of handicraft in quality of life of Porto dos Barcos community, Itarema county, Ceará State
Authors: Mayorga Mera, Ruben Dario
Cordeiro, Isabela Cavalcante
Tabosa, Francisco José Silva
Mota, Maria Dolores de Brito
Souza, Walkíria Guedes de
Keywords: Artesanato;Qualidade de vida;Município de Itarema
Issue Date: 2008
Publisher: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, SOBER, 46
Citation: MAYORGA MERA, Ruben Dario; CORDEIRO, Isabela Cavalcante; TABOSA, Francisco José Silva; MOTA, Maria Dolores de Brito; SOUZA, Walkíria Guedes de. Impacto do artesenato na qualidade de vida da comunidade de Porto dos Barcos, município de Itarema, Estado do Ceará. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, SOBER, 46, Rio Branco-Acre, p.1-13, 20-23 jul. 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo deste artigo é analisar o impacto do artesanato na qualidade de vida da comunidade de Porto dos Barcos, do município de Itarema, Estado do Ceará. Para isso, foi construído um Índice de Qualidade de Vida, utilizando uma metodologia sugerida por Khan (2000), com o objetivo de verificar o nível de qualidade de vida nas comunidades estudadas. Os resultados mostraram que, após a implantação de um projeto de artesanato na comunidade de Porto dos Barcos, as famílias desta comunidade, passaram a ter uma melhor qualidade de vida. A comunidade controle (Barra do Farol), ainda possui uma qualidade de vida melhor que a de Porto dos Barcos, mas o crescimento da qualidade de vida de Porto dos Barcos foi consideravelmente melhor.
Abstract: The objective of this paper is to analyze the impact of handicraft in quality of life of Porto dos Barcos community, in Itarema County, Ceará State, Brazil. Therefore, was built an Index of Quality of Live, using a methodology suggested by Khan (2000), with the objective of verifying the level of quality of life on the county studied. The results showed that, after the handicraft implantation of Porto dos Barcos community, the families of this community, started to have a better quality of life. The control community (Barra do Farol), still have a better quality of life than Porto dos Barcos, but the growth of quality of life of Porto dos Barcos was considerably.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4343
ISSN: 1517-3879
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_eve_rdmmera.pdf124,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.