Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43415
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Dos estudos de usuários da informação aos estudos em práticas informacionais e cultura: uma trajetória de pesquisa |
Title in English: | From information user studies to information practices and culture studies: a research trajectory |
Authors: | Araújo, Carlos Alberto Ávila |
Keywords: | Duarte, Adriana Bogliolo Sirihal,1970-2018;Professores de ciência da informação;Serviços de informação;Bibliotecas e usuários;Ciência da Informação;Usuários de bibliotecas |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Informação em Pauta |
Citation: | ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Dos estudos de usuários da informação aos estudos em práticas informacionais e cultura: uma trajetória de pesquisa. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial, p. 121-135, maio 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória intelectual da professora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, tendo como eixo sua atuação na área de estudos de usuários da informação até a consolidação do grupo de pesquisa EPIC, Estudos em Práticas Informacionais e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG). Essa trajetória é apresentada em três momentos: a configuração da disciplina usuários da informação na UFMG; a ampliação das problemáticas e questões, entre os anos de 2008 e 2014; e o trabalho junto ao grupo de pesquisa EPIC. No artigo são ressaltadas as parcerias e atuações conjuntas da professora, bem como os avanços teóricos, metodológicos e empíricos dos diferentes membros do EPIC. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43415 |
ISSN: | 2525-3468 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_art_caaaraujo1.pdf | 448,82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.