Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43415
Type: Artigo de Periódico
Title: Dos estudos de usuários da informação aos estudos em práticas informacionais e cultura: uma trajetória de pesquisa
Title in English: From information user studies to information practices and culture studies: a research trajectory
Authors: Araújo, Carlos Alberto Ávila
Keywords: Duarte, Adriana Bogliolo Sirihal,1970-2018;Professores de ciência da informação;Serviços de informação;Bibliotecas e usuários;Ciência da Informação;Usuários de bibliotecas
Issue Date: 2019
Publisher: Informação em Pauta
Citation: ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Dos estudos de usuários da informação aos estudos em práticas informacionais e cultura: uma trajetória de pesquisa. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial, p. 121-135, maio 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória intelectual da professora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, tendo como eixo sua atuação na área de estudos de usuários da informação até a consolidação do grupo de pesquisa EPIC, Estudos em Práticas Informacionais e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG). Essa trajetória é apresentada em três momentos: a configuração da disciplina usuários da informação na UFMG; a ampliação das problemáticas e questões, entre os anos de 2008 e 2014; e o trabalho junto ao grupo de pesquisa EPIC. No artigo são ressaltadas as parcerias e atuações conjuntas da professora, bem como os avanços teóricos, metodológicos e empíricos dos diferentes membros do EPIC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43415
ISSN: 2525-3468 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_caaaraujo1.pdf448,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.