Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43409
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cordel, criação mestiça
Autor(es): Kunz, Martine Suzanne
Palavras-chave: Literatura medieval;Literatura de cordel;Literatura popular
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Revista Cultura Crítica
Citação: KUNZ, Martine Suzanne. Cordel, criação mestiça. Revista Cultura Crítica, São Paulo (SP), n. 06, p. 26-31, jul./dez. 2007.
Resumo: Os versos do poeta e dramaturgo cearense Oswald Barroso integram o poema de abertura do livro Reis de Congo, de sua autoria, sobre reisados e teatro tradicional popular. Eles falam do povo nordestino, sabido, atrevido, desmedido, festivo, imperador de um dia nos seus reisados, quando esquece a rotina da penúria e implanta uma corte medieval no roçado. Os brincantes fazem reluzir uma Idade Média de sombra e luz, aqui mesmo, no sertão, transfiguram lendas, ensinam a rir da desgraça e a fazer do nada a ilusão do farto.[...]No caso presente, evocamos a vasta rede de ecos ressoando entre a literatura do medievo ocidental e a literatura popular em verso do Nordeste do Brasil. As obras de Câmara Cascudo, Marlyse Meyer e Jerusa Pires Ferreira, entre outros nomes da crítica literária brasileira, ou ainda Paul Zumthor, medievalista suíço, estudioso das poéticas da voz, comprovam o quanto essa área de investigação suscitou contribuições ricas e inovadoras. Entre a França e o Brasil, o medievo e o sertão, as ressonâncias são de fato múltiplas.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43409
ISSN: 1981-0911
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_mskunz.pdf8,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.