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dc.contributor.authorKunz, Martine Suzanne-
dc.date.accessioned2019-07-05T18:27:18Z-
dc.date.available2019-07-05T18:27:18Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationKUNZ, Martine Suzanne. Cordel, criação mestiça. Revista Cultura Crítica, São Paulo (SP), n. 06, p. 26-31, jul./dez. 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1981-0911-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43409-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Cultura Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura medievalpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectLiteratura popularpt_BR
dc.titleCordel, criação mestiçapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs versos do poeta e dramaturgo cearense Oswald Barroso integram o poema de abertura do livro Reis de Congo, de sua autoria, sobre reisados e teatro tradicional popular. Eles falam do povo nordestino, sabido, atrevido, desmedido, festivo, imperador de um dia nos seus reisados, quando esquece a rotina da penúria e implanta uma corte medieval no roçado. Os brincantes fazem reluzir uma Idade Média de sombra e luz, aqui mesmo, no sertão, transfiguram lendas, ensinam a rir da desgraça e a fazer do nada a ilusão do farto.[...]No caso presente, evocamos a vasta rede de ecos ressoando entre a literatura do medievo ocidental e a literatura popular em verso do Nordeste do Brasil. As obras de Câmara Cascudo, Marlyse Meyer e Jerusa Pires Ferreira, entre outros nomes da crítica literária brasileira, ou ainda Paul Zumthor, medievalista suíço, estudioso das poéticas da voz, comprovam o quanto essa área de investigação suscitou contribuições ricas e inovadoras. Entre a França e o Brasil, o medievo e o sertão, as ressonâncias são de fato múltiplas.[...]pt_BR
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