Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43352
Tipo: TCC
Título: Diagnóstico socioeconômico de comunidades litorâneas, com potencial para a ostreicultura, no município de Camocim, Ceará
Autor(es): Nascimento, Sandra Carla Oliveira do
Orientador: Araújo, Rogério César Pereira de
Palavras-chave: Ostras - Criação
Data do documento: 2004
Citação: NASCIMENTO, Sandra Carla Oliveira do. Diagnóstico socioeconômico de comunidades litorâneas, com potencial para a ostreicultura, no município de Camocim, Ceará. 2004. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal realizar o diagnóstico socioeconômico de comunidades estuarinas que se localizam no município de Camocim, Ceará, e que tenham uma relação próxima com a coleta e consumo de ostras, a fim de se conhecer seu nível de qualidade de vida, suas relações corn o manguezal e sua dependência ás ostras como fonte de alimentos ou renda. A área de estudo desta pesquisa ficou restrita a três comunidades, localizadas na zona estuarina da foz do Rio CoreaCE Sambaiba e Quilômetro Quatro; e Guriú, localizada na Bacia do Córrego Cajueiro. 0 diagnóstico socioecon6mico foi baseado em parâmetros demográficos (idade, sexo, educação, pessoas por família, etc.), parâmetros sociais (condição de moradia, educação, abastecimento de água, saneamento básico, energia elétrica etc.) e parâmetros econômicos (atividades geradoras de renda, transferências governamentais, bens familiares). Para isto foram aplicados 15 questionários na comunidade Sambaiba, 10 na comunidade do Quilômetro Quatro e 10 no Guriú, totalizando 35 questionários. Os resultados apontaram que a comunidade Sambaíba encontra-se em estado de precariedade em termos de qualidade de vida, não apresentando qualquer infraestrutura básica. Nesta comunidade, a produção de ostra é puramente extrativista sendo direcionada à subsistência e geração de renda para algumas famílias. Na comunidade do Quilômetro Quatro, encontra-se uma população com relativamente melhor qualidade de vida, dispondo de energia elétrica, favorecida principalmente pela menor distância e melhor acesso à sede do município. Na comunidade de Guriú, cuja análise foi comprometida pela dificuldade de obtenção dos dados, constatou-se que embora tendo sido desenvolvido uma capacitação para cultivo de ostra, a atividade não se manteve por falta de um acompanhamento técnico e social mais efetivo. Conclui-se, portanto que a atividade com ostra ainda contribui pouco para a geração de emprego e renda em Camocim, apesar do potencial ambiental oferecido por seus estuários.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43352
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_tcc_sconascimento.pdf35,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.