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dc.contributor.advisorHolanda, Patrícia Helena Carvalho-
dc.contributor.authorMoura, Maíra Maia de-
dc.date.accessioned2019-07-03T17:57:37Z-
dc.date.available2019-07-03T17:57:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMAÍRA, Maia de Moura. As relações entre cognição e afeto, escola e família na sociabilidade e aprendizagem de adolescentes da atualidade: uma análise à luz da pedagogia terapêutica de João dos Santos. 2019. 172f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43338-
dc.description.abstractThe present study deals with the learning and sociability of adolescents in the present day in the family and in the school. In order to do so, it analyzes concepts of adolescence, learning, family, school and therapeutic pedagogy, through a bibliographical survey selected, analytically based, above all, the Pedagogical Therapy or Psychopedagogy of João dos Santos, which draws attention to the importance of childhood and an education integrated by several agents, that considers responsible of the social education of children and young people. It carries out a qualitative empirical study, together with a group of adolescents, family and educators, through semi-structured interviews and content analysis of speeches, from which thematic categories are extracted that reveal the problematic of learning and sociability characteristic of adolescence as phase of the life where the definition of the social identity of subjects occurs. It presents as results the dilemmas and difficulties typical of adolescence in the present day, characterized by a certain lack of horizons of happiness in the face of a society in which the education of the youth is in disagreement with the desired future amid fears, desires and frustrations . It demonstrates the relevance and appropriateness of the therapeutic pedagogy developed by João dos Santos as a presupposition and conceptual support for the understanding of the problematic studied for revealing procedures favorable to the social education of children and young people who have in the integrated and solidarity action of the family, school and society the best way to a pedagogical approach to reparation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAs relações entre cognição e afeto, escola e família na sociabilidade e aprendizagem de adolescentes da atualidade: uma análise à luz da pedagogia terapêutica de João dos Santospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo trata da aprendizagem e sociabilidade de adolescentes nos dias atuais na família e na escola. Para tanto, analisa conceitos de adolescência, aprendizagem, família, escola e pedagogia terapêutica, por meio de um levantamento bibliográfico selecionado, tendo por base analítica, sobretudo, a Pedagogia Terapêutica ou Psicopedagogia de João dos Santos, que chama atenção para a importância da infância e de uma educação integrada por diversos agentes, que considera responsáveis da educação social de crianças e jovens. Realiza estudo empírico de base qualitativa, junto a um grupo de adolescentes, familiares e educadores, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo de falas, de onde são extraídas categorias temáticas que revelam a problemática de aprendizagem e sociabilidade característica da adolescência como a fase da vida onde ocorre a definição da identidade social de sujeitos. Apresenta como resultados os dilemas e dificuldades próprios da adolescência nos dias atuais, caracterizada por certa ausência de horizontes de felicidade em face de uma sociedade em que a educação da juventude se dá em descompasso com o futuro desejado, em meio a medos, desejos e frustrações. Demonstra a atualidade e adequação da pedagogia terapêutica desenvolvida por João dos Santos, como pressuposto e suporte conceitual para o entendimento da problemática estudada por revelar procedimentos favoráveis à educação social de crianças e jovens, que têm na ação integrada e solidária da família, escola e sociedade o melhor caminho para uma abordagem pedagógica reparadora.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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