Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43279
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A inclusão de um aluno cego no Curso de Pedagogia da UFC
Autor(es): Lima, Donaldo Bezerra de
Palavras-chave: Inclusão da pessoa com deficiência;Autoaceitação;Braille
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: LIMA, Donaldo Bezerra de. A inclusão de um aluno cego no Curso de Pedagogia da UFC. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 161-163.
Resumo: Bem gente, primeiramente eu gostaria de falar sobre o que é a inclusão da pessoa com deficiência. A inclusão é um processo de autoaceitação desenvolvido pela pessoa com deficiência através de experiências próprias. Com essa autoaceitação, o indivíduo se sente melhor em relação a si mesmo, transmitindo esse sentimento de bem-estar para outras pessoas. Sem autoaceitação não é possível ter acessibilidade, nem participar de absolutamente nada que a sociedade venha, porventura, a oferecer. Se uma pessoa com deficiência não tem a capacidade de se aceitar, obviamente a sociedade também não a aceitará. Eu posso dizer isso com segurança, porque eu não me aceitava e sentia a rejeição das pessoas em todos os lugares. As pessoas me chamavam de doido quando eu pisava no pé de alguém. Hoje, quando piso no pé de alguém não ocorre nenhum constrangimento. É claro que as mudanças não aconteceram da noite para o dia. Senti muita dificuldade de aceitar o sistema Braille que, para mim, era coisa de cego. Eu estava com uma grande perda visual e achava que não precisava do Braille. No entanto, consegui vencer esse obstáculo e aprendi o sistema Braille em apenas três meses, passando a ler e escrever, pois já não conseguia realizar essas simples atividades com a baixa visão. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43279
ISBN: 978 85 7282 631 0
Aparece nas coleções:SA - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_dblima.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.