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dc.contributor.authorLima, Donaldo Bezerra de-
dc.date.accessioned2019-07-02T12:35:22Z-
dc.date.available2019-07-02T12:35:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, Donaldo Bezerra de. A inclusão de um aluno cego no Curso de Pedagogia da UFC. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 161-163.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7282 631 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43279-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectInclusão da pessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectAutoaceitaçãopt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.titleA inclusão de um aluno cego no Curso de Pedagogia da UFCpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrBem gente, primeiramente eu gostaria de falar sobre o que é a inclusão da pessoa com deficiência. A inclusão é um processo de autoaceitação desenvolvido pela pessoa com deficiência através de experiências próprias. Com essa autoaceitação, o indivíduo se sente melhor em relação a si mesmo, transmitindo esse sentimento de bem-estar para outras pessoas. Sem autoaceitação não é possível ter acessibilidade, nem participar de absolutamente nada que a sociedade venha, porventura, a oferecer. Se uma pessoa com deficiência não tem a capacidade de se aceitar, obviamente a sociedade também não a aceitará. Eu posso dizer isso com segurança, porque eu não me aceitava e sentia a rejeição das pessoas em todos os lugares. As pessoas me chamavam de doido quando eu pisava no pé de alguém. Hoje, quando piso no pé de alguém não ocorre nenhum constrangimento. É claro que as mudanças não aconteceram da noite para o dia. Senti muita dificuldade de aceitar o sistema Braille que, para mim, era coisa de cego. Eu estava com uma grande perda visual e achava que não precisava do Braille. No entanto, consegui vencer esse obstáculo e aprendi o sistema Braille em apenas três meses, passando a ler e escrever, pois já não conseguia realizar essas simples atividades com a baixa visão. [...]pt_BR
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