Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43219
Tipo: Livro
Título: A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Transtornos globais do desenvolvimento
Autor(es): Belisário Filho, José Ferreira
Cunha, Patrícia
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Educação básica;Atendimento Educacional Especializado (AEE)- Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD;Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD- Compreeensão de transtornos
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial
Citação: BELISÁRIO FILHO, José Ferreira; CUNHA, Patrícia. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 43p.
Resumo: O presente fascículo tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas na educação escolar de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. A elaboração deste texto disponibiliza subsídios teóricos necessários à compreensão do transtorno numa perspectiva de interface com a educação escolar. Isso significa que, embora se tenha recorrido ao campo da psiquiatria para melhor compreender as manifestações do transtorno no cotidiano do aluno na escola, o empenho é contextualizá-lo no âmbito educacional. O fascículo aborda, também, as práticas escolares com o objetivo de propiciar a superação das dificuldades iniciais e o desenvolvimento de competências sociocognitivas das crianças com este transtorno. Tais práticas decorrem da observação de situações reais em escolas públicas de educação infantil e fundamental e da busca de subsídios teóricos que permitissem compreender o desenvolvimento efetuado pelos alunos por meio da escolarização, de modo a sistematizar as estratégias pedagógicas a serem compartilhadas com outras escolas. Esperamos que o conteúdo deste fascículo contribua com os professores da educação básica, que atuam na sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado - AEE, quando estiverem diante da oportunidade de atuar junto ao aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43219
ISBN: 978 85 60331 29 1
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_liv_jfbelisariofilho.pdf665,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.