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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Belisário Filho, José Ferreira | - |
dc.contributor.author | Cunha, Patrícia | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T15:37:38Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28T15:37:38Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | BELISÁRIO FILHO, José Ferreira; CUNHA, Patrícia. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 43p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 60331 29 1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43219 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE)- Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD | pt_BR |
dc.subject | Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD- Compreeensão de transtornos | pt_BR |
dc.title | A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Transtornos globais do desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente fascículo tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas na educação escolar de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. A elaboração deste texto disponibiliza subsídios teóricos necessários à compreensão do transtorno numa perspectiva de interface com a educação escolar. Isso significa que, embora se tenha recorrido ao campo da psiquiatria para melhor compreender as manifestações do transtorno no cotidiano do aluno na escola, o empenho é contextualizá-lo no âmbito educacional. O fascículo aborda, também, as práticas escolares com o objetivo de propiciar a superação das dificuldades iniciais e o desenvolvimento de competências sociocognitivas das crianças com este transtorno. Tais práticas decorrem da observação de situações reais em escolas públicas de educação infantil e fundamental e da busca de subsídios teóricos que permitissem compreender o desenvolvimento efetuado pelos alunos por meio da escolarização, de modo a sistematizar as estratégias pedagógicas a serem compartilhadas com outras escolas. Esperamos que o conteúdo deste fascículo contribua com os professores da educação básica, que atuam na sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado - AEE, quando estiverem diante da oportunidade de atuar junto ao aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Livros |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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