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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBelisário Filho, José Ferreira-
dc.contributor.authorCunha, Patrícia-
dc.date.accessioned2019-06-28T15:37:38Z-
dc.date.available2019-06-28T15:37:38Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBELISÁRIO FILHO, José Ferreira; CUNHA, Patrícia. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 43p.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 60331 29 1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43219-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMinistério da Educação; Secretaria de Educação Especialpt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE) - Educação básicapt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE)- Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGDpt_BR
dc.subjectTranstornos Globais do Desenvolvimento - TGD- Compreeensão de transtornospt_BR
dc.titleA educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Transtornos globais do desenvolvimentopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente fascículo tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas na educação escolar de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. A elaboração deste texto disponibiliza subsídios teóricos necessários à compreensão do transtorno numa perspectiva de interface com a educação escolar. Isso significa que, embora se tenha recorrido ao campo da psiquiatria para melhor compreender as manifestações do transtorno no cotidiano do aluno na escola, o empenho é contextualizá-lo no âmbito educacional. O fascículo aborda, também, as práticas escolares com o objetivo de propiciar a superação das dificuldades iniciais e o desenvolvimento de competências sociocognitivas das crianças com este transtorno. Tais práticas decorrem da observação de situações reais em escolas públicas de educação infantil e fundamental e da busca de subsídios teóricos que permitissem compreender o desenvolvimento efetuado pelos alunos por meio da escolarização, de modo a sistematizar as estratégias pedagógicas a serem compartilhadas com outras escolas. Esperamos que o conteúdo deste fascículo contribua com os professores da educação básica, que atuam na sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado - AEE, quando estiverem diante da oportunidade de atuar junto ao aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento. [...]pt_BR
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