Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43219
Tipo: | Livro |
Título: | A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Transtornos globais do desenvolvimento |
Autor(es): | Belisário Filho, José Ferreira Cunha, Patrícia |
Palavras-chave: | Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Educação básica;Atendimento Educacional Especializado (AEE)- Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD;Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD- Compreeensão de transtornos |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial |
Citação: | BELISÁRIO FILHO, José Ferreira; CUNHA, Patrícia. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 43p. |
Resumo: | O presente fascículo tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas na educação escolar de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. A elaboração deste texto disponibiliza subsídios teóricos necessários à compreensão do transtorno numa perspectiva de interface com a educação escolar. Isso significa que, embora se tenha recorrido ao campo da psiquiatria para melhor compreender as manifestações do transtorno no cotidiano do aluno na escola, o empenho é contextualizá-lo no âmbito educacional. O fascículo aborda, também, as práticas escolares com o objetivo de propiciar a superação das dificuldades iniciais e o desenvolvimento de competências sociocognitivas das crianças com este transtorno. Tais práticas decorrem da observação de situações reais em escolas públicas de educação infantil e fundamental e da busca de subsídios teóricos que permitissem compreender o desenvolvimento efetuado pelos alunos por meio da escolarização, de modo a sistematizar as estratégias pedagógicas a serem compartilhadas com outras escolas. Esperamos que o conteúdo deste fascículo contribua com os professores da educação básica, que atuam na sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado - AEE, quando estiverem diante da oportunidade de atuar junto ao aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43219 |
ISBN: | 978 85 60331 29 1 |
Aparece nas coleções: | FACED - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_liv_jfbelisariofilho.pdf | 665,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.